Legado dos povos mesopotâmicos

Sumérios 

Eles desenvolveram um complexo sistema de controle da água dos rios, com canais de irrigação, barragens e diques. Uma enorma contribuição dos sumérios foi o desenvolvimento da escrita cuneiforme, por volta de 4000 a.C. Usavam placas de barro, onde cunhavam esta escrita.

Os sumérios foram excelentes arquitetos e construtores, desenvolveram os zigurates (construções eram em formato de pirâmide que serviam como locais de armazenagem de produtos agrícolas e também como templos religiosos). Construíram ainda várias cidades importantes.


Babilônios 

Construíram suas cidades nas margens do rio Eufrates.

Criam um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento: partindo das Leis de Talião (“olho por olho, dente por dente”), o imperador Hamurabi preparou um conjunto de leis para poder organizar a sociedade. Pelo Código de Hamurabi, o criminoso deveria ser punido de forma proporcional ao delito cometido.

Os babilônios desenvolveram um preciso calendário, de forma a conhecer melhor as cheias do rio Eufrates e desenvolver a agricultura. Obtiveram grande conhecimento de astronomia e desenvolveram um preciso relógio solar.

Além de Hamurabi, um outro imperador importante foi Nabucodonosor II, que fez os Jardins suspensos da Babilônia (para agradar sua esposa) e a Torre de Babel (zigurate vertical de 90 metros de altura).


Assírios

Eram muito organizados e tinham uma cultura militar. Usavam a guerra como forma de conquistar poder e desenvolver a sociedade. Eram muito cruéis com os povos conquistados. Assim terminaram tendo que enfrentar muitas revoltas populares nas regiões conquistadas.


Veja no mapa abaixo como os povos foram ocupando a Mesopotâmia (está em Espanhol):

mapa mesopotamia

Veja esses dois vídeos bem legais sobre os povos da Mesopotâmia: primeira parte e segunda parte.

Beijos do pai.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s