Mesopotâmia e seus povos

Oi filha…

A próxima prova será de História, basicamente sobre os povos mesopotâmicos e sobre o Egito Antigo. Agora vamos falar dos povos mesopotâmicos…

A gente já viu que foi na região do Crescente Fértil que sugiram as primeiras civilizações, vamos detalhar um pouco mais isso, mas antes veja indicando onde se localiza o Crescente Fértil:

crescente-fertil

Vamos lá então…

A palavra Mesopotâmia tem origem no idioma grego e significa “terra entre rios”. A Mesopotâmia fica localizada entre os rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, onde hoje é o Iraque.

O acesso à água é fundamental para a vida, assim os povos da antiguidade desenvolviam suas comunidades em regiões férteis, próximas a rios. Desta forma, Mesopotâmia era uma excelente opção: hávia água para consumo, pesca nos rios e transporte por via fluvial. Além disso, as cheias dos rios fertilizavam as margens, o que era ótimo para a agricultura.

As civilizações da Mesopotâmia são as mais antigas da história. Entre os séculos V e I a.C. vários povos habitaram essa região. Podemos destacar: babilônios, assírios, sumérioscaldeus, amoritas e acádios.

Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s