Hieróglifos ou hieroglifos?

A escrita egípcía se chama hieróglifo (com acento agudo) e era dominada, principalmente pelos escribas. Era chamada escrita hieroglífica.

Os hieróglifos eram desenhos e símbolos que representavam idéias, conceitos e objetos. Os hieróglifos eram juntados, formando textos. Note que isso é muito diferente do tipo de escrita que temos em Português ou Inglês, onde as letras são unidas para representar sons!

Os hieróglifos eram escritos nos papiros, tipo de papel feito de uma planta de mesmo nome ou nas paredes de pirâmides, palácios e templos.

Estes hieróglifos são fundamentais para entendermos a história da civilização egípcia. Veja, somente pela escrita é que essa civilização se tornou efetivamente mais conhecida: escrita é algo muito, muito, muito importante.

Somente no século XIX os hieróglifos puderam ser decifrados, a partir da Pedra de Roseta. Essa pedra continha o mesmo texto escrito em três alfabetos: hieroglífico, demótico (escrita egípcia mais recente) e grego. Como o grego era um idioma conhecido, foi a partir do estudo da Pedra de Roseta que se pôde mais conhecimento da escrita hieroglífica.

Pedra de Roseta, destacando o texto em três alfabetos.
Pedra de Roseta, destacando o texto em três alfabetos.

Uma correspondência bem simplificada entre os hieróglifos e nossas letras é dada na tabela abaixo:

hieroglyphics

Mas não se iluda, como a escrita hieroglífica usava símbolos para transmitir ideias e não sons, essa correspondência é bem mais complicada do que imaginamos. Mesmo hoje em dia são poucas as pessoas que sabem ler bem os hieróglifos.

Segue outra tabela de correspondência:

alphabet

Anúncios

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s