Coordenadas geográficas

As Coordenadas Geográficas são um sistema de localização formado por linhas imaginárias, traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul e leste-oeste, sobre o globo terrestre. As distâncias entre essas linhas são medidas em graus. Essas linhas permitem que cada ponto da Terra tenha um “endereço” único.

Os nomes dessas linhas imaginárias são paralelos e meridianos. Suas medidas em graus são, respectivamente, as latitudes e as longitudes. Isto é, paralelos têm latitudes e meridianos têm longitudes.

Os paralelos cortam a Terra horizontalmente, no sentido leste-oeste (direita para esquerda). Enquanto que os meridianos cortam a Terra verticalmente (cima para baixo).

O cruzamento dessas linhas é que forma as coordenadas geográficas.

Longitude
Longitude
Latitude
Latitude

O principal paralelo é a Linha do Equador, que divide a Terra ao meio (como numa metade de uma laranja ou metade de uma esfera – hemisfério), numa igual distância dos polos norte e sul.

Já o principal meridiano é o de Greenwich, estabelecido em 1884, que divide a Terra ao meio, de norte a sul.

Meridiano de Grenwich marcado no solo
Meridiano de Grenwich marcado no solo

As linhas do Equador e de Greewich representam o marco inicial da contagem das latitudes e das longitudes.

meripara
Meridianos e parelelos

Dessa forma, tudo o que se encontra exatamente sobre a Linha do Equador possui uma latitude 0º. O valor em graus aumenta à medida que se vai para o norte e diminui à medida que se vai para o sul.

Podemos dizer que as latitudes são a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação à Linha do Equador. Seus valores vão de -90º até 90º.

Trabalha-se com o meridianos da mesma forma: tudo o que está sobre o Meridiano de Greenwich 0º de longitude, aumentando à medida que vamos leste e diminuindo à medida que vamos oeste.

Assim, as longitudes são a distância, em graus, de qualquer ponto da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich. Seus valores vão de -180º até 180º. É a partir das longitudes que são traçados os fusos horários.

Latitudes e longitudes
Latitudes e longitudes

Podemos dizer então que as latitudes negativas estão associadas a lugares localizados no Hemisfério Sul. As latitudes positivas, obviamente, são de lugares posicionados no Hemisfério Norte.

Por outro lado, as longitudes negativas fazem referência a pontos posicionados no Hemisfério Ocidental, enquanto as longitudes positivas são relativas a pontos localizados no Hemisfério Oriental.

Hemisférios
Hemisférios

Beijo do pai!

Advertisements

2 comments

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s