Aplicações práticas dos vasos comunicantes

Existem duas aplicações práticas muito úteis dos vasos comunicantes: o elevador hidráulico e a distribuição de água numa cidade.


Elevador hidráulico

O elevador hidráulico é muito usado nos postos de gasolina para levantar automóveis. Ele é formado por dois vasos comunicantes, um mais fino e outro mais grosso, ambos cheios de óleo.

Esse tipo de elevador funciona do seguinte modo: toda força aplicada no lado menor se multiplica, resultando uma força mais intensa no lado maior. Para entender melhor esse fenômeno, observe a figura:

Elevador hidráulico
Elevador hidráulico

No exemplo, a área do vaso direito é quatro vezes maior que a do vaso esquerdo. Como a pressão aplicada sobre o óleo no lado esquerdo deverá se espalhar por todo o líquido, as pressões nos dois lados serão iguais.

Como as pressões são iguais, na área quatro vezes maior atuará uma força também quatro vezes maior. Isso permite que o frentista consiga levantar um carro muito pesado fazendo bem pouca força.

Na prática, uma força feita no vaso mais estreito é muitiplicado do lado do vaso mais largo!


Distribuição de água

Quando você abre uma torneira sai água com bastante força, essa água vem do encamento da casa e do sistema de distribuição de água da cidade.

O caminho é um pouco complicado… A água vem de grandes reservatórios, é bombeada para grandes caixas d’água públicas, construídas em lugares bem altos. A água vai então para as caixas-d’água de nossas casas e só aí chega nas torneiras.

O que faz a água ir naturalmente de uma caixa mais alta para outra mais baixa, daí para a caixa de nossa casa e então a torneira, é o princípio dos vasos comunicantes. Observe a figura a seguir (clique para ampliar):

ciclo_urbano_fundo_branco_trat._agua

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s