Funções do verbos

Oi filha, hoje vamos conversar sobre os verbos!

Os verbos são um tipo de palavra muito especial, pois por meio deles podemos exprimir a noção de tempo. Pare e pense: qual outro tipo de palavra nos permite dar ideia de passado, presente ou futuro? Fica claro então o porquê dos verbos serem tão importantes! Esse “controle” do tempo é dado pelos tempos verbais (Presente, Pretérito Perfeito etc).

Os verbos também indicam o modo (Indicativo, Subjuntivo e outros que você ainda não aprendeu). Por isso dizemos, por exemplo, Presente do Indicativo. Mas afinal de contas, o que é esse tal de modo? Uma forma bem simples de se entender, é tratar o modo como se fosse o estado humor do falante, a forma como ele se encontra no momento da ação e o que ele espera dela. Assim, temos os modos (você ainda não deve ter aprendido todos, no panic):

  • Indicativo: o falante está mais neutro, lidando com fatos. Exemplos: Na próxima aula eu terei prova. Ela gostava de sorvete.
  • Subjuntivo: o falante tem suposições e lida com possibilidades. Exemplos: Se a professora faltar, não teremos prova. Caso ela viaje para longe, terá que ser de avião.
  • Imperativo: o falante espera algo do interlocutor (orientação, pedido, apelo). Exemplos: Brinque você, porque eu vou estudar com meu pai. Volte aqui, Laila!

Chega de teoria, vamos praticar!

Numa prova, toda ver que você ler um texto, preste muita atenção aos verbos. Leia o texto ao menos duas vezes. Na primeira vez, leia de uma forma mais leve, para entender o jeitão da coisa. Nas repetições das leituras, fique atenta aos verbos: são eles que organizam as informações no texto.

Assim, os verbos indicam:

  • Ação dos personagens
  • Algo que acontece, aconteceu ou acontecerá
  • Alguma ação mental.
  • Estado: como as pessoas e os objetos são.
  • Mudanças de estado.

Em resumo, os verbos descrevem coisas, situações ou ideias e também as mudanças nas coisas, nas situações e nas ideias.

Vamos fazer um exercício. Leia (2x) a notícia abaixo e responda a algumas perguntas.

Interpretação de notícia.
Interpretação de notícia.
  • Em resumo, sobre o que trata a notícia?
  • Sobre quem trata a notícia?
  • Quais são outras informações que a notícia traz?
  • Observe os verbos: eles estão no passado, no presente ou no futuro? (essa fazemos juntos)
Advertisements

4 comments

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s