Grécia antiga

Oi filha! Hoje vamos conversar sobre a Grécia antiga.


Grécia e Grécia antiga

Bom, para começo de conversa, uma observação muito importante sobre o estudo da História… A gente tem sempre a tendência a olhar o passado com os olhos do presente, isto é, a gente estuda a História partindo da forma como pensamos hoje. Isso é inevitável e bom por um lado, mas…

Por outro lado a gente deve levar em conta que, no passado, as coisas era muito, muito diferentes. Não apenas as coisas físicas (carros/carroças), nem as de energia (fogo/energia elétrica)… Essas diferenças físicas são fáceis de se perceber (até o nosso jogo Forge of Empires mostra isso). A principal diferença diz respeito às pessoas! Elas eram muito diferentes no modo de pensar e de agir, mas tão diferentes que algumas coisas que eram certas no passado, hoje são completamente erradas (escravidão, por exemplo).

Por que escrevi isso? Porque o nosso assunto é Grécia antiga e a gente termina comparando o país Grécia atual, com o a tal Grécia antiga… Mas podemos dizer que a Grécia antiga e a Grécia atual são duas coisas completamente diferentes, que têm nomes parecidos e que aconteceram mais ou menos no mesmo lugar. Lembre-se disso… Só para você ter uma ideia, o conceito de país como conhecemos hoje foi criado milhares de anos depois da Grécia antiga.

Bom, mas se a Grécia antiga é tão diferente do que somos hoje, por que estudarmos esse período da História com tanto cuidado? Porque a Cultura Ocidental, a forma como mundo funciona hoje em dia foi grandemente influenciado pela Grécia antiga. Podemos dizer que a História do Ocidente começa na Grécia antiga.


Grécia antiga: onde e quando?

Aquilo que chamamos de Grécia antiga existiu de 1.100 aC a 146 aC, por aproximadamente 1.000 anos, portanto. Como isso é muito tempo, a gente divide esse período em intervalos menores:

  • Período Homérico: 1.100-800 aC. Período mais antigo, conhecido por meio de dois poemas (Ilíada e Odisseia, de autoria de Homero). Aqui apareceu o genos.
  • Período Arcaico: 800-500 aC. Aqui surgiu a pólis como forma de organização social. Começo da colonização grega. Aparecimento do alfabético fonético.
  • Período Clássico: 500-338 aC. Bipolarização entre Atenas e Esparta. Ocorreram as Guerras Médicas e a Guerra do Peloponeso.
  • Período Helenístico: Crise da pólis, vitória sobre o Império Persa e expansão cultural helenística.
Expansão grega no Período Arcaico.
Expansão grega no Período Arcaico.

Beijo do pai!


Apenas uma observação interessante… Você notou o jeito como o texto foi escrito? Com perguntas e respostas, como se você me perguntasse e eu fosse respondendo… Esse jeito de ensinar surgiu na Grécia antiga, por meio de filósofo, chamado Platão. Isso mesmo! Algo criado há milhares de anos influencia a gente até hoje.

Por isso se diz que o pensamento ocidental começou na Grécia antiga!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s