Guerras Médicas

Oi filha!

Hoje vamos falar das Guerras Médicas. Ao contrário do que o nome indica, isso não foi uma guerra onde onde os médicos gregos brigaram com alguém…

As Guerras Médicas ou Guerra Greco-Persas foram duas guerras entre os gregos e os persas.


Guerras Médicas

Como falamos antes, os gregos, em particular a pólis de Atenas, realizou uma expansão comercial por meio de colônias, por uma vasta região (Mediterrâneo e mesmo na Ásia Menor). Observe, mais uma vez, o mapa:

Expansão grega no Período Arcaico.
Expansão grega no Período Arcaico.

No Período Clássico (500-338 aC) o Império Persa (que no mapa anterior estava em amarelo, à direita) se expandiu, dominando regiões onde se localizavam colônias gregas. Isso terminou gerando conflito, pois as cidades gregas não aceitaram o domínio persa e se revoltaram. Observe o mapa a seguir e compare com o mapa anterior, você pode notar que os persas passaram a ocupar as regiões onde as colônias gregas se localizavam.

Expansão do Império Persa e Guerras Médicas.
Expansão do Império Persa e Guerras Médicas.

Atenas ajudou as colônias gregas na revolta contra os persas, mas a revolta não foi bem-sucedida e os persas venceram. Como o Império Persa, liderado pelo Rei Dario I, era muito poderoso, decidiu invadir a Grécia continental, para punir os gregos. E assim tiveram início as Guerras Médicas.

Na primeira Guerra Médica, os persas invadiram a região da Grécia antiga e tiveram algumas vitórias iniciais. Mas várias cidades gregas se aliaram contra o Império Persa o qual foi derrotado pelos atenienses na planície de Maratona.

Dez anos depois, o rei persa Xerxes I, filho de Dario I, invadiu novamente a península grega, iniciando a segunda Guerra Médica.

Os persas invadiram a Grécia antiga com um imenso e poderoso exército mas, apesar das vitórias iniciais, foram novamente derrotados pelas gregos, que estavam unidos numa aliança de várias cidades. Nessa guerra, Esparta e Atenas foram aliadas.

Trezentos espartanos conseguiram retardar o avanço do exército persa, garantindo tempo para que os gregos organizassem melhor suas defesas. O filme 300 é baseado nessa batalha (Batalha das Termópilas).

Por fim, na batalha naval de Salamina (o filme 300: A Ascensão do Império é baseado nessa batalha), os atenienses conseguiram derrotar a marinha persa e a vitória na segunda Guerra Médica foi novamente dos gregos.

Soldados gregos da época das Guerras Púnicas.
Soldados gregos da época das Guerras Médicas.

Beijo do pai!


Duas curiosidades

Você deve estar se perguntando, se não é da medicina, de onde vem o “médicas” do Guerras Médicas… Pois é… O Império Persa teve sua origem em tribos que habitavam a Mesopotâmia (olha ela de novo!), tribos essas que compunham o povo dos medos. E como os gregos da época chamavam os persas de medos, esse nome se preservou até hoje.

Você certamente sabe o que é uma maratona… O que talvez você não saiba é que a maratona tem 42km e 195m de extensão. Por que essa corrida tem esse nome e essa distância fracionária? Porque, depois da vitória em Maratona, o soldado Fidípides correu até Atenas para anunciar a vitória sobre os persas. A distância da planície de Maratona até Atenas é de 42km e 195m. Mais uma demonstração da influência da Grécia antiga nos nosso cotidiano.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s