Saneamento básico

Saneamento básico, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o gerenciamento ou controle dos fatores físicos que podem exercer efeitos nocivos ao homem, prejudicando seu bem-estar físico, mental e social.

Na prática, saneamento básico é um conjunto formado por serviços e infraestrutura capazes de:

  • Fornecer água potável;
  • Eliminar esgoto sanitário;
  • Realizar a limpeza urbana;
  • Drenar a água das chuvas.

A qualidade do saneamento básico está fortemente relacionado à qualidade da saúde da população. Existem mais de 100 doenças, algumas delas muito graves, causadas por falta de saneamento básico.

E tem mais, a cada R$ 1,00 gasto com saneamento básico, economiza-se R$ 4,00 gastos com assistência médica!

O ciclo completo de saneamento básico é mostrado na figura a seguir:

Ciclo do saneamento básico.
Ciclo do saneamento básico.
2 comments

  1. Boa tarde, você que produziu a imagem do ciclo completo de saneamento? Eu gostei muito da imagem e gostaria de utilizar numa pesquisa. Caso não tenha sido você, você poderia me informar quem é o autor da imagem?

    Like

    • Oi Clarissa, boa tarde. Seguinte, essa figura, não fui eu quem fez. Creio que eu tenha retirado de um site português, mas já havia muitas versões dela espalhadas pela Internet. Eu apenas escolhi a de melhor resolução. De todas as formas, fico feliz com o fato da imagem ter sido útil. Quanto ao autor da imagem, a melhor informação que posso dar é que se trata de um ser da espécie humana. Abc

      Like

Leave a Reply

