Deriva Continental

Deriva Continental é uma teoria que foi criada por Alfred Wegener para explicar a posição e a movimentação dos continentes ao longo do tempo geológico da Terra.

Durante muito tempo se suspeitou que os atuais continentes formassem uma única porção de terra, num passado remoto. Afinal, havia fósseis semelhantes em continentes muito separados entre si e a linha costeira de alguns continentes sugeria que eles fossem unidos no passado. É importante notar que essas observações sugiram antes do conhecimento a respeito das placas tectônicas!

Linha costeira da América do Sul é similar àquela da África.
Linha costeira da América do Sul é similar àquela da África.

Essa desconfiança se tornou, no início do século XX, uma teoria científica, chamada de a teoria da Deriva Continental. Segundo essa teoria, no passado remoto havia apenas um único continente: Pangeia (“toda a Terra”). Com o tempo, houve uma separação em dois grandes continentes: a Laurásia e a Gondwana. Em seguida, novas fragmentações e uniões continentais aconteceram e o mundo passou a ter a configuração atual.

Da Pangeia até os dias de hoje.
Da Pangeia até os dias de hoje.

Essa teoria não foi muito aceita em sua época. No entanto, à medida que houve maior desenvolvimento tecnológico, houve a confirmação de que a crosta terrestre está sobre o manto, composto por magma. E mais do que isso, essa fina camada superior do planeta (crosta) se encontra dividida em várias placas tectônicas, que se movem continuamente. Com isso, a teoria da Deriva Continental pôde finalmente ser comprovada.

Vale lembrar que os continentes continuam a se movimentar, mas numa velocidade de poucos centímetros ao longo de vários anos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s