Problemas

Oi filha,

Não há uma regrinha para resolvermos problemas, pois há muita variação nos tipos de problema que podem aparecer. É importante, especialmente no caso de problemas, seguirmos com calma os nossos cinco passos:

  1. Ler
  2. Entender
  3. Pensar
  4. Escrever
  5. Revisar

Não resolva o problema com pressa, vá com calma e atenção. E lembre-se que todas as informações que existem no enunciado do problema podem ser úteis na sua solução.

Uma dica é prestar muita atenção aos verbos e expressões que indiquem operações matemáticas, como por exemplo:

  • Adição: comprar, adquirir, conseguir, ganhar, encontrar, receber etc;
  • Subtração: doar, dar, perder etc;
  • Multiplicação: toda semana, todos os dias, num bosque tem 7 árvores, cada criança tem, cada trabalhador produz etc;
  • Divisão: cada criança ganha, entre os alunos etc.

Exercícios

  1. João Carlos é operário e seu salário é de 520 reais por mês. Ele gasta \frac{1}{4} do salário com aluguel e \frac{2}{5}  com alimentação da família. Esse mês ele teve uma despesa extra: gastou \frac{3}{8}  do salário com remédios. Sobrou dinheiro?
  2. Depois de comerem num restaurante, João, Ana e Sara decidiram dividir a conta igualmente. Se cada pessoa pagou 20 reais, qual foi o total da conta?
  3. João ganhou 90 reais no seu aniversário. Ele foi numa loja de esportes e comprou um boné, uma bola e uma camiseta. Restaram a ele 36 reais, quanto ele gastou em material esportivo?
  4. Numa escola, 212 alunos foram numa viagem ao zoológico. Os 5 ônibus da escola ficaram lotados e 7 alunos tiveram que ir de carro. Quantos alunos havia em cada ônibus?
  5. Luciana gastou a metade de sua mesada indo ao cinema. Ela também lavou o carro da família e ganhou 15 reais.Qual é o valor da mesada de Luciana, se ela tem agora 73 reais?
  6. Se são necessários seis cubos para fazer uma escada de 3 degraus, quantos cubos teremos que usar para fazer uma escada de onze degraus? Escada
  7. João deixou a metade de uma pizza na geladeira. No café da manhã ele comeu um terço da pizza. Qual a fração da pizza original que ainda resta na geladeira?
  8. João deu a metade de suas jujubas para a Ana. Ana comeu a metade delas e deu o resto para a Maria. Maria guardou 8 jujubas e deu as 10 restante para o Pedro. Quantas jujubas a Ana comeu?
  9. Finalmente você recebeu sua mesada! Você decidiu guardar um pouco dela ao longo de um ano. Assim, em Janeiro você guarda 2 reais. Em Fevereiro, 4 reais. Em Março, 8 reais. Em Abril, 16 reais e assim por diante, seguindo esse padrão, até Dezembro. No final do ano, quanto você terá economizado?
  10. Maria tem 15 barras de chocolate na sua bolsa. Se ela guarda um terço de seus doces e dá o resto para seus amigos, quantos doces ela guardou?
  11. Lurdes ganhou uma planta de presente de aniversário. Sua planta cresce em média 1\frac{2}{5} cm em cada mês.
    1. Quanto tempo a planta levará para crescer 10\frac{2}{3} cm?
    2. Quanto tempo a Lurdes terá que esperar até a planta crescer um total de 14\frac{1}{4} cm?
  12. A professora Augusta está levando seus alunos ao zoológico, que fica a 352 de distância da escola. Depois de 20 minutos eles percorreram um quarto dessa distância.
    1. A quantos km eles estão do zoológico, depois desses 20 minutos?
    2. Quanto tempo mais eles levarão até chegar no zoológico?
  13. Antônia está preparando o jantar. Como ela está cozinhando para apenas duas pessoas, ela quer fazer apenas um terço da receita. Se a receita estabelece 6 ovos e dezoito colheres de ervilhas, quantos ovos e quantas colheres de ervilha a Antônia realmente utilizará?
  14. Vitória quer cortar seus longos cabelos, que hoje têm 48 cm de comprimento. Sua mãe sugeriu que ela doe \frac{2}{3} desse comprimento. Depois de cortar os cabelos, qual será o comprimento dos cabelos de Vitória?
  15. No aniversário de Joana, comeram \frac{4}{3} do bolo, durante a festa. No dia seguinte, seu pai comeu a metado do que havia restado. Se a Joana decidir comer o que restou do bolo, quanto ela comerá?
  16. Em certo país, os trabalhadores recebem dois salários em dezembro: o salário normal e o 13º salário. Se a pessoa trabalhou os 12 meses do ano, os dois salários serão iguais. Se a pessoa trabalhou uma fração do ano, o 13º salário corresponderá a essa fração do salário normal. Se o salário normal de uma pessoa é 516 reais e ela trabalhou 7 meses nesse ano, quanto ela vai receber de 13º salário?
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s