Histórias em quadrinhos

Oi filha querida,

Para minha surpresa, o tema interpretação de histórias em quadrinhos (HQ) vai cair na prova de Português! Francamente eu acho duplamente desnecessário pois é algo realmente muito simples e algo que vocâ adora…

Mas não existe já ganhou, vamos estudar a sério esse tema também. Sem já ganhou, senão leva 7 a 1.

Como curiosidade, existem exemplos de história em quadrinhos muito antigas, mesmo na Idade Média eram usados quadrinhos!

Biblia Pauperum, um tipo de Bíblia medieval, em HQ, usada pelos pobres, que eram pouco alfabetizados.
Biblia Pauperum, um tipo de Bíblia medieval, em HQ, usada pelos pobres, que eram pouco alfabetizados.

Combinação de palavras e desenhos

O aspecto chave dos quadrinhos é que eles transmitem ideias e ações por meio da combinação de palavras e desenhos.

Enquanto num trabalho puramente textual, como esse que você lê agora, são usadas apenas palavras, numa HQ, as palavras e os desenhos, juntos, têm essa função de encadeamento de ações e ideias.

Mas os quadrinhos são uma linguagem e, como tal, fazem uso de símbolos específicos que são usados recorrentemente. Essa simbologia é de forma fundamental que, leitores não habituados à ela podem ficar sem compreender a mensagem da HQ. Isso lembra nossa querida Matemática, que é também uma linguagem simbólica, não?

Quadrinho, quadro ou vinheta é um elemento caracterizador da HQ. Eles se sucedem da esquerda para a direita, de cima para baixo. Podem variar de tamanho, para deixar a narrativa mais lenta ou mais rápida. E dentro de cada quadrinho a ordem de leitura é a mesma.

Os quadrinhos são sequenciados compondo e limitando o fluxo narrativo; podemos dizer que cada quadrinho corresponde a um parágrafo.

Um aspecto fundamental é que a sequência de eventos representada pelos quadrinhos seja tal que o encademento da ação seja mantido. Do leitor de quadrinhos, por outro lado, exige-se capacidade imaginativa e criadora para estabelecer a coerência da narrrativa.

Existem vários tipos de quadrinhos, exemplificados na figura abaixo:

Tipos de quadrinho.
Tipos de quadrinho.

As falas dos personagens são contidas em balões, cuja forma gráfica varia conforme o tipo do texto, como na figura a seguir:

Tipos de balão.
Tipos de balão.

Mas torno a ressaltar: numa HQ, o importante é a mensagem transmitida pela combinação e encadeamento dos elementos gráficos e textuais. É essa combinação de elementos que caracteriza a HQ e é parte essencial de seu encantamento. E lembre-se: também numa HQ (e talvez ainda mais nelas) existem elementos explícitos e implícitos.


Exercícios

  1. Leia e interprete a HQ a seguir. Qual a principal mensagem que se quis transmitir? Quais os elementos gráficos que você destaca?Mafalda
  2. Leia e interprete a HQ a seguir. Faça um texto inteiramente narrativo a partir dela.Calvin
  3. Leia e interprete o texto deste post. A partir dele, faça uma HQ. O importante aqui é o encadeamento das ideias, com imagem e texto. Não se importe com a qualidade do desenho.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s