Período da Monarquia em Roma

Oi filha!

Agora vamos olhar em mais detalhe como era a sociedade romana no tempo da Monarquia, que se estendeu de de 753 a.C. até 509 a.C..

Para entendermos como uma civilização funciona, é sempre bom a analisarmos sob o ponto de vista social, político e econômico. Já fizemos assim para os povos da Mesopotâmia, para o Egito Antigo, para a Grécia e vamos fazer também para a civilização romana.


A sociedade na Monarquia

Já vimos num post anterior um pouco sobre os grupos sociais na Monarquia, verifique aqui.

Essa divisão social era bastante rígida e determinada por vínculos familiares. Com o tempo, essa estrutura foi ficando mais flexível, mas na Monarquia era assim. Você tem que se lembrar que apenas os patrícios eram cidadãos e era reservada a eles uma série de vantagens políticas e econômicas.

Roma era sociedade essencialmente patriarcal e cada família era liderada e dominada pelo pater familias, chefe de um grupo familiar.

O poder familiar era inteiramente concentrado no pater familias. A Roma antiga era um mundo assencialmente masculino e às mulheres estava reservado o papel de esposa e mãe. Com a evolução de Roma, esse cenário se modificou um pouco.


A política na Monarquia

O Rei de Roma (Rex Romae) detinha poder supremo em Roma, sendo atuado como: chefe de Estado, Chefe de Governo, Juiz Supremo, Chefe do Legislativo, Comandante-em-Chefe e Supremo Sacerdote. Isto é, ele mandava na religião, no exército, nas leis… Ele julgava, comandava o governo e representava Roma… Tudo concetrado numa só pessoa!

É interessante observar que os reis romanos eram eleitos e não havia uma dinastia monárquica. O rei era escolhido pela Assembleia Curiata (Comitia Curiata), formada por representantes dos cidadãos de Roma. Note que os plebeus e escravos não faziam parte dessas assembleias, apenas os patrícios.

Outro elemento importante na Monarquia romana foi o Senado, também conhecido como Conselho dos Anciãos. O Senado era formado pelos patrícios chefes dos mais importantes clãs de Roma. Aque vemos uma ligação com o conceito de genos, que já estudamos.

Os senadores tinham cargo vitalício, mas o Senado não tinha tanto poder, já que tudo estava concentrado nas mãos do Rei de Roma. Na prática, o Senado auxiliava o Rei em questões administrativas e aprovava as leis criadas pelo Rei. O Senado era grandemente dominado pelo Rei. O único momento de independência do Senado era durante o processo de escolha de um novo Rei.

Senado romano.
Senado romano.

A economia na Monarquia

A economia era essencialmente baseada na agricultura, a qual era completamente dominada pelos patrícios. Certamente havia comércio e produção artesanal, mas a parte mais relevante da economia estava na agricultura.


Queda da Monarquia

Durante o período monárquico, Roma conheceu grande progresso: foram feitas grandes e importantes construções, a estrutura e as táticas do exército foram modificadas e foi ainda concluído um sistema de esgotos na cidade.

Modelo do Templo de Júpiter, construído durante a Monarquia.
Modelo do Templo de Júpiter, construído durante a Monarquia.

No entanto, o último Rei de Roma, Tarquinius Superbus (Tarquínio, o Orgulhoso), era detestado pela população, por ser muito autoritário. Ele também começou a interferir com o Senado, removendo senadores e tantando alterar a composição do Senado. Essa atitude terminou por causar um conflito entre os patrícios e o Rei e a Monarquia foi derrubada, com a instituição da República.

O impopular Tarquínio, o Orgulhoso.
O impopular Tarquínio, o Orgulhoso.

Curiosidades

  • A palava Senado vem do latin  senex, que significa homem velho. Daí Senado ser também o Conselho dos Anciãos!
  • As escravas romanas tinham, de certa forma, mais independência que as mulheres livres, pois elas podiam trabalhar como servas domésticas, como agricultoras e mesmo como gladiadoras!

Beijo do pai.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s