Período da República em Roma

Oi filha,

Depois que a Monarquia romana foi abolida, teve o início da República, que foi de 509 a.C. até 27 a.C. (quase quinhentos anos!). Uma República é uma forma de governo onde o povo escolhe seus representantes e governa por meio deles. O Brasil, por exemplo, é um república.

Novamente, vamos entender esse período de Roma sob três pontos de vista: o social, político e econômico. Hoje vamos nos concentrar nos aspectos sociais e políticos.


O ambiente político no início da República

Na República romana havia três poderes, o Executivo, o Legislativo e o Judiciário (igual ao Brasil de hoje).

O poder Legislativo, reponsável por fazer as leis, era exercido pelo Senado Romano, formado por 300 senadores, patrícios, oriundos das famílias mais ricas e tradicionais de Roma. No Brasil de hoje, o poder Legislativo está com o Congresso Nacional.

O poder Executivo era exercido por dois cônsules, que eram eleitos anualmente pelos cidadãos romanos (isto é, pelos patrícios). A ideia de dois cônsules veio de Esparta, que tinha dois reis. O arranjo era tal que um cônsul controlava o outro, numa forma de evitar a concentração de poder numa só pessoa, como na Monarquia. No Brasil, o poder Executivo está com a Dilma.

Cônsules romanos.
Cônsules romanos.

O poder Judiciário estava com os pretores, que eram eleitos anualmente pelos cidadãos de Roma.Também no Judiciário, apenas os patrícios podiam ocupar os cargos. No Brasil, o Judiciário está com os juízes e promotores.


Agitação social e reforma

Como você certamente observou, no início da República, havia muita concentração de poderes nas mãos dos patrícios. Essa concentração de poder nas mãos de uns poucos é chamada de oligarquia.

Esse desequilíbrio terminou por gerar descontentamento crescente na plebe, que era a maioria da população. As agitações sociais ficaram mais intensas à medida em que Roma crescia e aumentavam as diferenças sociais entre patrícios e plebeus.

Patrícios.
Patrícios.

Houve então rebeliões dos plebeus, que passaram a exigir reformas políticas. Como os patrícios dependiam dos plebeus nas atividades econômicas e militares, tiveram que ceder aos pedidos e a cidadania romana foi estendida aos plebeus.

Plebeus.
Plebeus.

Foram então criadas diversas leis e instituições, dentre as quais destacam-se:

  • Tribunos da Plebe – conselho formado por plebeus que tinham o poder de vetar as decisões do Senado que se mostrassem ameaçadoras aos interesses da plebe.
  • Lei das Doze Tábuas – leis escritas que valiam tanto para os plebeus quanto para os patrícios. O Direito Romano foi a maior contribuição que Roma deixou de herança para o mundo ocidental.
  • O poder passou a ser exercido pelos magistrados, que realizavam diversas funções, Observe que, como resultado da revolta, os plebeus ganharam o direito de exercer tais cargos:
    • Cônsules: magistrados encarregados de comandar o exército romano.
    • Pretores: magistrados encarregados de fazer a justiça.
    • Censores: responsáveis pelo censo populacional.
    • Questores: encarregados pela administração das finanças.
    • Edil: responsável pela ordem pública e abastecimento das cidades.
    • Senador: magistrado pertencente ao Senado Romano. Era o Senado que nomeava os cônsules.

Curiosidades

  • O último Rei de Roma foi tão impopular, mas tão impopular que, mesmo muito tempo depois de instituída a República, a palavra rei era vista com antipatia.
  • Durante a República, Roma teve um notável desenvolvimento literatura com autores como César, Cícero, Terêncio, Catulo e Lucrécio.
  • Logo abaixo está o emblema da Faculdade de Direito da USP. No emblema há algarismos romanos. O que eles representam? Por quê?

    Emblema da Faculdade de Direito da USP.
    Emblema da Faculdade de Direito da USP.
  • O que significa S.P.Q.R.?Beijo do pai.
Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s