Ar atmosférico

Oi filha praiana!

Como sabemos, a atmosfera é camada gasosa que envolve a terra. Ela é composta por diversos gases, vapores, microrganismos e outras partículas, tudo invisível aos nossos olhos.

Alguns destes componentes são sempre presentes no ar e compõem quase a sua totalidade, São denominados componentes constantes do ar.

Outros componentes não são tão frequentes e sua presença depende de alguns fatores (clima, ventos, poluição etc). São denominados componentes variáveis do ar.


Componentes constantes do ar

  • Nitrogênio: este gás compõe 78% do ar atmosférico. O nitrogênio (N2) é o componente mais abundante do ar. Este gás é formado pela união de dois átomos de nitrogênio e é o mais leve de todos os gases que se conhece.
  • Oxigênio: já o gás oxigênio compõe aproximadamente 21% do ar. O oxigênio (O2) é indispensável à respiração, produzido a energia necessária à realização de todas as atividades do corpo.
  • Gás carbônico (dióxido de carbono): este gás é produzido durante a nossa respiração, sendo liberado ao ambiente. Uma das causas do efeito estufa é o excesso deste gás na atmosfera.
  • Gases nobres (gases raros): são o hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rn). Estes gases são os componentes menos abundantes da atmosfera.

Tanto o dióxido de carbono como os gases nobres compõem o ar atmosférico numa proporção bastante pequena.

Componentes do ar atmosférico.
Componentes do ar atmosférico.

Componentes variáveis do ar

  • Vapor d’água: é proveniente da evaporação das águas dos oceanos, rios e lagos. Sua quantidade varia de acordo com a temperatura, com a região do planeta, com a estação do ano, entre outros fatores. A formação das nuvens, a chuva e a neve são fenômenos se devem ao vapor d’água.
  • Fuligem: material espesso formada por átomos de carbono ligados desordenadamente. É resultante da queima incompleta de compostos orgânicos, como, por exemplo, combustíveis fósseis, tabaco, madeira, entre outros. Os motores dos carros e caminhões geram muita fuligem. Essa substância pode causar danos à saúde, em especial, problemas respiratórios.
  • Poeira (): conjunto de partículas sólidas lançadas no ar pelos ventos, demolições, erosão do solo, desgastes de materiais, erupções vulcânicas etc. Grãos de pólen, fiapos de algodão, lã, poeira de carvão, pó de rocha e pó de materiais de construção são exemplos de poeira.
  • Microrganismos: estão presentes em grandes quantidades, normalmente associados à poeira. São causadores de diversas doenças, entre elas a gripe, tuberculose, pneumonia e tétano.

Beijo do pai.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s