Camada de ozônio e efeito estufa

Oi filha!

O Sol emite energia na forma de diversos tipos de radiação. Uma parte é a luz que vemos outra parte é invisível. Cerca de 9% dessa radiação invisível é composta de raios ultravioleta (UV), que podem ser bastante perigosos para a vida na Terra.


Camada de ozônio

No entanto, o planeta Terra possui um mecanismo muito engenhoso para impedir que a radiação UV chegue na sua superfície. Tal mecanismo é a camada de ozônio. Trata-se de uma espécie de capa, composta por gás ozônio (O3), capaz de filtrar 95% dos raios ultravioleta B (UVB) emitidos pelo Sol.

A camada de ozônio filtra 95% dos raios UVB.
A camada de ozônio filtra 95% dos raios UVB.

A camada de ozônio é de extrema importância para a vida terrestre. Caso ela não existisse, as plantas teriam a fotossíntese prejudicada e os casos de câncer de pele, catarata e alergias aumentariam muito. Além disso, o sistema imunológico do homem seria afetado.

O desgaste da camada de ozônio é um dos grandes problemas da atualidade. Esse fenômeno é conhecido como “buraco na camada de ozônio”. Na verdade não ocorre a formação de buracos, mas essa camada fica, sim, mais fina, prejudicando a filtragem dos raios ultravioleta.

Evolução do buraco na camada de ozônio ao longo dos anos.
Evolução do buraco na camada de ozônio ao longo dos anos.

É normal que, em determinadas épocas do ano, a camada de ozônio tenha variações na sua espessura, mas logo ela volta à sua forma original. No entanto, as atividades humanas têm prejudicado esse processo, principalmente por meio da emissão de clorofluorcarbonos (CFCs).

Em anos recentes, vários países pararam de fabricar o gás clorofluorcarbono (CFC), mas medida ainda não é suficiente para proteger a camada de ozônio.


Efeito estufa

O efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. Ele é fundamental para manter a temperatura do planeta em condições adequadas para a existência da vida. Sem ele, a Terra seria muito mais fria, dificultando o desenvolvimento das espécies.

O efeito estufa acontece da seguinte forma: dos raios provenientes do Sol, parte deles é absorvida e transformada em calor, deixando a Terra aquecida; outra parte é refletida de volta ao espaço.

Cerca de 35% da radiação é refletida, enquanto os outros 65% ficam retidos na superfície do planeta. Esse fenômeno é causado por uma camada de gases que envolve a Terra, chamados de gases estufa. Os gases estufa formam uma espécie de cobertor em torno do planeta, impedindo que o calor da Terra escape de volta para o espaço.

Esquema do efeito estufa.
Esquema do efeito estufa.

Aquecimento global

A ação do homem tem aumentado a concentração natural dos gases do efeito estufa e tem havido consequências ambientais.

A queima de combustíveis fósseis, o desmatamento e a ação das indústrias têm aumentando a poluição do ar. Assim, a intensidade do efeito estufa tem aumentado, provocando uma elevação na temperatura de toda a Terra, causando chamado aquecimento global.

O aquecimento global tem consequências desastrosas, como:

  • Derretimento de parte das calotas polares;
  • Mudanças climáticas;
  • Elevação do nível dos oceanos;
  • Maior incidência de furacões, tufões, ciclones;
  • Secas;
  • Extinção de espécies;
  • Destruição de ecossistemas;
  • Ondas de calor.
O derretimento das geleiras da Antártica é umas das consequências do aquecimento global.
O derretimento das geleiras da Antártica é umas das consequências do aquecimento global.

Curiosidade

O Brasil está em 4º lugar no ranking dos países que mais emitem gases de efeito estufa. A maior contribuição brasileira é causada pelos desmatamentos.

Beijo do pai!

Advertisements

One comment

  1. […] Além de todos esses fatores, que são fatores naturais, é preciso lembrar que a ação do homem é um dos agentes mais intensos de transformação do clima. O homem pode causar fenômenos climáticos mais localizados: ilhas de calor, associadas às cidades; a inversão térmica, associada à poluição. E também pode causar processos mais amplos e diversificados, como o buraco na camada de ozônio. […]

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s