Pressão do ar

Oi filha,

Já vimos que a atuação da força da gravidade sobre o ar atmosférico, faz com que este exerça uma pressão sobre a superfície da Terra.


Variação da pressão com a altitude

A variação da pressão atmosférica está ligada à proximidade da superfície, isto é, quanto mais próximo do nível do mar, maior a pressão da atmosfera.

Por outro lado, quando escalamos uma montanha, a menor atração gravitacional faz com que haja menos moléculas de oxigênio (ar rarefeito), havendo uma diminuição da pressão. Essa situação é ilustrada pela figura a seguir.

Variação da pressão com a altitude.
Variação da pressão com a altitude.

Efeitos da pressão do ar sobre os seres vivos

Podemos perceber alguns dos efeitos da pressão do ar, por exemplo, quando descemos ou subimos a serra para ir ou voltar da praia: certamente você já sentiu aquela leve pressão no ouvido. Você sabe por que isso acontece?

Suponha o seguinte: se em Curitiba existisse sobre a nossa cabeça uma pilha de quatro livros, quando chegamos no litoral essa pilha terá treze livros! É mais ou menos isso que ocorre quando vamos para perto do mar: a “pilha de livros” aumenta, isto é, a coluna de ar atmosférico é maior sobre nossas cabeças quando estamos ao nível do mar.

Assim, a pressão atmosférica exercida sobre nossos corpos é maior quando estamos na praia do que quando estamos no planalto, onde a camada de ar atmosférico é menor.

Por outro lado, em nossos ouvidos existe o tímpano que é uma membrana por meio da qual são captados os sons do ar que nos rodeia. Ao descer a serra, a pressão externa sobre o tímpano fica maior do que a pressão interna, o que causa um desconforto auditivo. Parece que estamos com os ouvidos tampados ou até sentimos dor.

Instintivamente o nosso corpo aumenta a pressão interna à membrana e quando a pressão nos dois lados do tímpano se estabiliza, o desconforto desaparece.

Desconforto auditivo caudado pela pressão do ar.
Desconforto auditivo causado pela pressão do ar.

Pressão do ar e a respiração

A pressão atmosférica também é responsável pela entrada de ar nos nossos pulmões. Observe que na inspiração o tórax se expande, isto é, aumenta de volume. Quando o tórax se expande, os pulmões também aumentam de volume e o ar externo entra.

Observe que, na realidade, com o aumento do volume do tórax, a pressão do ar dentro dos pulmões diminui, ficando menor que a pressão atmosférica. É essa diferença entre a pressão atmosférica e a pressão dentro dos pulmões que impulsiona o ar para dentro do nosso corpo.

Pressão do ar na respiração.
Pressão do ar na respiração.

Na expiração acontece exatamente o contrário, à medida em que o pulmão diminui seu volume.

Beijo do pai.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s