Propriedades do ar

Oi filha!

Agora vamos conversar sobre as propriedades do ar.

Apesar de não podemos nem pegar, nem ver o ar, sabemos que ele existe. É por meio de suas propriedades que é possível comprovar sua existência. Assim, as propriedades fundamentais do ar são:

  • O ar é matéria. Ele ocupa o espaço do ambiente em que não existe outra matéria. Por exemplo, numa garrafa com água pela metade, o ar ocupa a outra metade desta garrafa.
  • O ar tem massa. E no planeta Terra, tudo o que tem massa também tem peso, ou seja, é o ar atraído pela gravidade terrestre, que é a força que puxa todas as coisas para o centro do planeta.
  • O ar tem compressibilidade. Isto é, o ar pode diminuir de volume quando comprimido. Esta propriedade pode ser demonstrada com uma seringa: quando tapamos o seu orifício fica difícil empurrar o êmbolo até o fim e podemos ver que o ar dentro da seringa diminui de volume, comprovando a sua compressibilidade.
Compressão do ar na seringa.
Compressão do ar na seringa.
  • O ar tem elasticidade. Isto é, o ar tem a capacidade de voltar ao seu volume original, uma vez que seja interrompida a compressão. Novamente a seringa ajuda a demonstrar essa propriedade: quando tapamos o orifício da seringa e depois soltamos o êmbolo, podemos ver que o êmbolo tende a voltar à posição inicial. O ar está então recuperando o seu volume inicial.
  • O ar tem expansibilidade. Isto é, o ar tem a capacidade de aumentar seu volume, ocupando todo o espaço disponível. Por exemplo, quando uma outra substância gasosa entra em contato com o ar, sentimos seu cheiro. Isto ocorre porque essa substância se expande e se mistura com o ar, ocupando um volume maior.
  • O ar exerce pressão. A massa de ar que existe na atmosfera exerce pressão sobre a superfície da Terra. Isso é chamado de pressão atmosférica.  Geralmente não sentimos os efeitos da pressão atmosférica porque o ar atmosférico penetra no nosso organismo. Dos pulmões ele vai para o sangue e outros líquidos do corpo, fazendo com que a pressão dentro do corpo seja igual à pressão atmosférica.

2 Comments

Deixe um comentário