Tipos de rios

Oi filha,

Nesse post há mais coisas a memorizar, portanto, faça seus resumos com antecedência… Vamos conversar sobre tipos de rios…

Há vários tipos de classificações para os rios, de acordo com o escoamento, com o relevo e com a composição das águas. Vamos ver cada uma delas agora.

Como sabemos, Os rios são cursos d’água compostos por correntes de água doce proveniente das chuvas, do derretimento da neve ou, principalmente, das nascentes onde a água brota do subsolo. Veremos em outro post que um rio é geralmente abastecido por uma bacia hidrográfica. Isto é, existe uma área geográfica que capta toda a água da superfície ou do subsolo e direciona-a para um rio principal e seus afluentes.

Para simplificar o entendimento dos cursos d’águas em áreas continentais, existe uma classificação dos rios de acordo com:

  • A forma de escoamento;
  • A forma do relevo;
  • A água.

Tipos de rios quanto à forma de escoamento da água

Rios intermitentes ou temporários são os que correm durante apenas um período do ano, isto é, eles secam nas épocas de estiagem.

Há regiões em que rios intermitentes ocorrem naturalmente. Mas há outros casos em que os rios se tornam intermitentes como resultado da ação humana. É importante ressaltar que aqueles rios que congelam durante uma parte do ano também são classificados como intermitentes.

Rio Cabaceiras (PB) fora do período de estiagem.
Rio Cabaceiras (PB) fora do período de estiagem.
O mesmo Rio Cabaceiras no período da seca.
O mesmo Rio Cabaceiras no período da seca.

Rios perenes são os que correm o ano inteiro, sem apresentar interrupção no fluxo de suas águas em nenhum período. Esses rios são alimentados por uma fonte contínua capaz de manter o nível de suas águas sempre acima da superfície.

Rios efêmeros são os que se manifestam apenas em ocasiões de grandes chuvas, sendo incomuns e imprevisíveis. Há casos de rios que levam décadas para se manifestar, o que pode resultar em enchentes potencialmente devastadoras.


Tipos de rios quanto à forma de relevo

Segundo essa classificação, há dois tipos de rios: os de planalto e os de planície.

Rios de planalto são aqueles que se apresentam em áreas de relevo mais acentuado, possuindo um fluxo mais forte já que percorrem uma região com mais acidentes geográficos.

Como esse tipo de rio apresenta uma grande diferença de altura entre a sua nascente e a sua foz, ele é muito empregado para a geração de eletricidade, porém pouco recomendado para a navegação.

Rios de planalto são menos navegáveis - a foto deixa claro o motivo.
Rios de planalto são menos navegáveis – a foto deixa claro o motivo.

Rios de planície são aqueles que apresentam um curso mais regular, percorrendo um relevo menos acentuado. Assim o fluxo de suas áreas não é tão rápido e a instalação de hidroelétricas, apesar de possível, não é tão indicada, pois demanda enormes reservatórios implicando em severos impactos ambientais. Os rios de planície são os mais propícios à navegação. Além disso, os rios de planície costumam ter muitas curvas, como o Rio Amazonas.


Tipos de rios quanto à água

Em relação à composição da água há três principais tipos de rios.

  • Rios de águas claras: considerado o tipo mais “puro” e com maior potencial turístico. São também chamados de “rios azuis”. Suas águas são assim pois possuem poucos sedimentos e outros sólidos em suspensão.
  • Rios de águas brancas: apresentam uma grande quantidade de sedimentos oriundos de minerais, como o calcário e o magnésio, o que resulta num esbranquiçado de suas águas.
  • Rios de águas pretas: apresentam sedimentos ou pigmentações que resultam de reações químicas e da influência da vegetação. São rios de águas mais ácidas e com maior presença de material orgânico. Um grande exemplo no Brasil é o Rio Negro, na região amazônica.
Rio Negro se unindo ao Rio Solimões, formando o Rio Amazonas.
Rio Negro se unindo ao Rio Solimões, formando o Rio Amazonas.
Encontro do Rio Negro com o Rio Solimões visto por satélite.
Encontro do Rio Negro com o Rio Solimões visto por satélite.

Beijo do pai!

Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s