Bacias hidrográficas

Oi filha querida!

Bacia hidrográfica (bacia de drenagem) é a área onde, em função do relevo e da geografia, a água da chuva escorre para um rio principal e para seus seus afluentes.

Assim, é a forma das terras na região da bacia que faz com que a água corra por riachos e rios menores para então chegar num mesmo rio principal, localizado num ponto mais baixo da paisagem.

São então os desníveis dos terrenos orientam os cursos d’água e determinam a bacia hidrográfica, que se forma das áreas mais altas para as mais baixas.

Sabemos que a constante passagem da água desgasta e esculpe o relevo no seu caminho, formando vales e planícies. Isto é, a água dos rios é um dos agentes modificadores da superfície terrestre (erosão fluvial, lembra?), para recordar, verifique este post.

Um aspecto importante a lembrar é que a área de uma bacia é separada das demais por meio de um divisor de águas. Isto é, separando duas bacias há uma uma crista das elevações do terreno e assim as redes de captação das chuvas ficam isoladas umas das outras. Pense na crista de um morro que divide a água da chuva para um lado e para o outro.

Observe a figura abaixo e leia com atenção as legendas, essa figura ajuda a entender o funcionamento e as partes de uma bacia hidrojgráfica.

Esquema de uma bacia hidrográfica.
Esquema de uma bacia hidrográfica.

As quatro principais bacias hidrográficas do Brasil são as bacias Amazônica, do Tocantins, a Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e a do rio São Francisco. Juntas, estas bacias cobrem cerca de 80% do território brasileiro.


O que é um afluente?

Afluente ou tributário é o nome dado aos rios e cursos de água menores que desaguam em rios principais. Um afluente não flui diretamente para um oceano, mar ou lago.

Beijo do pai saudoso.

Advertisements

One comment

  1. Marcelo, espero que vc veja esse comentário.

    Esse esquema de Bacia Hidrográfica nessa página é sensacional, muito didático, queria colocá-lo em um dos meus trabalhos, mas preciso da fonte dela. Foi vc mesmo quem criou? Eu procurei em outros sites e não consegui encontrar, então imagino que possa ser de sua elaboração.

    Posso utilizá-la? Se sim, poderia me passar a fonte?

    Desde já, muito obrigado. E parabéns pela qualidade do site, conteúdo realmente bom.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s