Coerência temporal

Oi filha querida,

Continuando nosso estudo sobre os tempos verbais, vamos ver na prática como é fundamental que se mantenha uma coerência temporal numa narrativa… Traduzindo: como é importante que os verbos estejam sendo empregados nos tempos corretos, caso contrário não entendemos nada!

Leia o texto a seguir:

Fôramos acabar com essa folga

O negócio acontecerá num café. Teve uma porção de sujeitos, sentando nesse café, tomarão umas e outras. Houve brasileiros, portugueses, franceses, argelinos, alemães, o diabo.

De repente, um alemão forte pra cachorro levantasse e gritará que não veria homem pra ele ali dentro. Haverá a surpresa inicial, motivada pela provocação e logo um turco, tão forte como o alemão, levantava-se de lá e perguntasse:

— Isso ia comigo?

— Pudesse ser com você também — respondia o alemão.

Aí então o turco avançará para o alemão e levasse uma traulitada tão segura que caísse no chão. Vai daí o alemão repetira que não houvesse homem ali dentro pra ele. Queimar-se-á então um português que foi maior ainda do que o turco. Queimasse-se e não conversaria. Partirá para cima do alemão e não tinha outra sorte. Levaria um murro debaixo dos queixos e caísse sem sentidos.

Responda com sinceridade: o que você achou do texto? Está, no mínimo, muito estranho e confuso. Não está coerente…

O que eu fiz? A partir de um texto existente e eu apenas troquei os tempos verbais originalmente empregados. O resultado foi um texto sem sentido e sem coerência.

Veja o texto original: Vamos acabar com esta folga, de Stanislaw Ponte Preta. Bem melhor, não é mesmo? E eu apenas mudei os tempos verbais! Fica então evidente a importância do uso correto dos tempos e modos verbais.


Exercício

Faça um texto narrativo (conte uma história) em que exista elementos do passado, do presente e do futuro, todos bem encadeados. Uma sugestão: narre quais eram as brincadeiras que você gostava de fazer quando criança; quais as que você faz agora; e por qual tipo de atividade você acredita que vai se interessar no futuro. Um texto de no mínimo 10 linhas.

Beijo do pai!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s