Início do Império Romano

Oi filha querida,

Seguinte, nesse post a gente conversa sobre o Império Romano.

Você deve se lembrar que a história da Roma Antiga se divide em três períodos, sendo o terceiro deles o Império Romano, vale a pena darmos uma recapitulada neste post antigo.

Também vimos que, ao final da República Romana, Júlio César foi assassinado (parece uma série, com um resumo dos capítulos anteriores, não é?). Nesse contexto de agitação se formou o Império Romano.

O período imperial foi o mais longo da história de Roma, indo de 27 a.C. até 476. Observe bem, esse período foi de mais de 500 anos! E, não me canso de repetir: Roma e a Grécia foram fundamentais para formação do Ocidente, do nosso modo de vida e de pensar. Nunca se esqueça disso.


Final da República Romana

Como vimos, muito poder havia se concentrado nas mãos de César, o que gerou a reação dos senadores, culminando no assassinato de Júlio César em 15 de Março de 44 a.C..

Entretanto, ao contrário do que os senadores planejaram, ao invés da República e do Senado serem fortalecidos, a morte de César foi fatal para a República.

O contexto de conflitos internos na República continuava e o assassinato de César apenas complicou as coisas. Para que se restabelecesse a ordem, houve então a formação do Segundo Triunvirato, formado por Marco Antônio, Otávio e Lépido.

Segundo Triunvirato: Marco Antônio, Otávio e Lépido.
Segundo Triunvirato: Marco Antônio, Otávio e Lépido.

Marco Antônio e Lépido eram dois importantes líderes militares subordinados de César. Já Otávio era um jovem de 20 anos, sobrinho e filho adotivo de Júlio César. É importante observar que, enquanto o Primeiro Triunvirato foi uma aliança informal, o Segundo foi formalizado por meio de lei e dava plenos poderes aos três homens pelo período de cinco anos.

As primeiras ações do triunvirato foram no sentindo de buscar os culpados pela morte de César. Depois, com a ordem restabelecida, começou a haver uma luta política por mais poder, dentro do triunvirato.

Lépido não tinha muitas ambições políticas, Já Marco Antônio era popular, charmoso, bonito, atlético e grande líder militar. E Otávio tinha sido um garoto doente, era fechado, impopular e arrogante.

No entanto, para azar de Marco Antônio, Otávio era extremamente inteligente e, após conflitos político e lutas armadas, este último se tornou o primeiro imperador de Roma em 27 a.C., iniciando-se o Império Romano.


Curiosidades

O Otávio é conhecido por vários nomes e isso pode dar margem a alguma confusão. Assim, os nomes seguintes se referem sempre à mesma pessoa:

  • Otávio.
  • Otaviano.
  • Augusto.
  • César Augusto.
  • Augusto César.

Mais que nomes, Augusto e César eram títulos.

O Otávio tinha como lema uma frase muito inteligente, em latim: festina lente. Essa frase quer dizer, literalmente, “apressa-te devagar” e significa que devemos fazer as coisas rapidamente, mas não com pressa.

Beijo do pai!

Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s