Panem et circenses

Oi filha querida,

Como vimos, durante o período da República houve muitas agitações e revoltas por parte dos plebeus. Essa tensão tinha origem no fato de uma pequena parcela da população (os patrícios) ser muito rica, ao passo que a grande maioria dos romanos (os plebeus) vivia na pobreza.

Com o início do Império, não houve alteração substancial desse contexto e, como estratégia para evitar as revoltas sociais, foi estabelecida a política do Pão e Circo (panem et circenses). Essa política envolvia:

  • A distribuição gratuita de trigo ou a preços baixos para a população pobre.
  • O oferecimento de atividades de lazer gratuitas.

O pão

Sempre que falamos em alimentação humana num passado distante temos que considerar que, em tempos mais recentes, houve muita evolução nos processos de produção de alimentos. Isto é, a agricultura hoje em dia é extremamente mais produtiva que a agricultura do passado. Assim, a mera produção de trigo era algo muito mais complexo de se realizar do que atualmente.

Dessa forma, a percepção do pão como alimento era completamente diferente da que temos hoje. Pão não era algo que se comprava a preços mínimos na esquina, mas algo bem mais sofisticado e caro.

Observe que a base da alimentação dos plebeus era pão e azeite de oliva… Por outro lado, os ricos patrícios podiam realizar espetaculares banquetes que chegavam a durar dias. Não é de se admirar que, num ambiente de fortes contrastes como esse, houvesse sempre o risco de revoltas.


O circo

O que os nossos amigos romanos entendiam como diversão não era algo muito pautado pela civilidade ou pelo respeito à vida. Os espetáculos assistidos pelos romanos eram:

  • Corridas de carros puxados por cavalos (bigas, com dois cavalos; quadrigas, com quatro);
  • Reencenação de batalhas militares (terrestres e navais);
  • Lutas de gladiadores (que lutavam entre si ou contra animais selvagens).

O circo podia ser animado, mas com certeza não era um local dos mais pacíficos. Todos esses eventos eram marcados pela extrema violência, causando muitas mortes durante sua realização. Ainda assim eram muito populares, o que levava os políticos financiar eventos no circo como forma de conseguirem apoio da população.

Gladiadores em ação (detalhe: é a mesma imagem que havia no livro de História que eu usei quando eu tinha a sua idade).
Gladiadores em ação (detalhe: é a mesma imagem que havia no livro de História que eu usei quando eu tinha a sua idade).

Havia circos espalhados por todo o Império, alguns deles bem famosos:

  • Circo Máximo (Circus Maximus) em Roma: usado para corridas de carros, hoje em dia é um parque em Roma. Comportava 150 mil espectadores (bem mais que o maior estádio construído para a Copa de 2014).
Ruínas do Circo Máximo.
Ruínas do Circo Máximo.
  • Coliseu de Roma, é um enorme estádio, semelhante aos atuais, onde se realizavam combates de gladiadores, reencenação de batalhas etc. Está em pé até hoje e é considerado um dos mais fantásticos trabalhos da engenharia da História.
O Coliseu.
O Coliseu.

Na linha do “mantendo o Papai feliz”, não confunda o Circo Máximo com o Coliseu…


Conclusão

Ao realizar a distribuição gratuita (ou a preço baixo) de trigo, Roma buscava conter revoltas populares que ocorriam por dificuldades de acesso aos alimentos.


Curiosidade e comentário ferino

Não eram todos os pobres que tinham acesso ao pão gratuito. Apenas as pessoas inscritas nas chamadas listas frumentárias (palavra relacionada à natureza do cereal, ao que dá farinha) recebiam o trigo ou pagavam um preço baixo por ele.

Qualquer semelhança com o Bolsa Família e outros programas do Governo Federal é meramente proposital…

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s