Divisão do Império Romano

Oi filha querida,

Já falamos sobre crise do Império Romano num post anterior…

O fato é que, nesse contexto, não era mais viável se manter um vasto império e o imperador Diocleciano dividiu o Império Romano em dois. Assim, passaram a existir o Império Romano do Ocidente, com sede em  Roma, e o Império Romano do Oriente, sediado em Bizâncio.

Além disso, foi instituída uma tetrarquia. Isto é, em cada um dos Impérios havia um imperador (Augusto) que era auxiliado por um imperador menor chamado César. Depois de vinte anos, o César ascendia ao cargo de Augusto e nomeava um novo César. Havia portanto quatro imperadores.

Porém, com a morte de Diocleciano, houve uma disputa de poder entre os imperadores, na qual Constantino saiu vitorioso. E ele voltou a centralizar o governo nas mãos de um único imperador. No entanto, em busca de mais segurança e fugindo da decadência econômica da cidade de Roma, Constantino transferiu a sede do Império para Bizâncio que passou então a se chamar Constantinopla.

constantino
Imperador Constantino.

Mas o Império unificado durou resistiu por pouco tempo. Já no século IV, o Império Romano foi definitivamente dividido em Império Romano do Ocidente, com capital em Roma, e Império Romano do Oriente, também chamado de Império Bizantino, com capital em Constantinopla.

E, com a chegada do século V, depois de sucessivas invasões bárbaras, houve a queda e extinção do Império Romano do Ocidente, depois de mais de mil anos de existência.


Observações

O Império Bizantino existiu por mais mil anos após a queda do Império Romano do Ocidente.

O crescimento, a divisão e a decadência do Império Romano (e do Império Bizantino) pode ser observada na animação a seguir.

Roman_Republic_Empire_map
Expansão, divisão e decadência do Império Romano.

Beijo do pai!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s