Ajudando no tratamento do lixo

Oi filha,

Já vimos os possíveis destinos do lixo e agora vamos conversar sobre  as ações práticas que podemos tomar, como indivíduos, para ajudar no processo de tratamento do lixo que produzimos.


Regra dos 3 Rs

Podemos ajudar muito na sustentabilidade se seguirmos a regra dos 3 Rs:

R de Reduzir:

Para diminuir a quantidade de lixo, podemos reduzir nosso consumo. Deixar de comprar coisas que não precisamos e usar efetivamente as que compramos. E dar preferência a produtos com menos embalagens ou feitas de material reclicável.

R de Reutilizar:

Procurar reutilizar as coisas antes de jogá-las fora. Reaproveitar potes de sorvete, fazer arte com garrafas de refrigerante ou jornal (por exemplo, cabeças de espantalho) e muito mais.

R de Reciclar:

Muitos materiais podem ser reciclados e cada um por um processo diferente. Com a reciclagem há uma diminuição da exploração dos recursos naturais e uma substancial diminuição na geração de lixo.


Separação do lixo e coleta seletiva

Para que a reciclagem seja viável, é necessário que exista uma separação do lixo comum, de modo que papel, plástico, vidro, metal, material orgânico e os não recicláveis sejam acondicionados separadamente.

O lixo assim recolhido, por meio da coleta seletiva, já implantada em algumas cidades brasileiras, passa por um processo de triagem. Aquele lixo que tiver valor comercial é vendido para as indústrias de reciclagem.

Separar nosso lixo doméstico é, portanto, uma atitude que muito ajuda na sustentabilidade.

126
Cores empregadas na separação e coleta seletiva de lixo.

Compostagem

É um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo. O produto resultante desse processo é chamado de composto. É importante observar que o composto pode ser empregado como adubo natural de excelente qualidade.

A composteira é a estrutura onde se prepara o composto. Nela é colocado o material orgânico, que é recoberto por folhas secas, para evitar o mau cheiro.

A vantagem da compostagem é que com ela podemos eliminar cerca de 50% do lixo doméstico, ao mesmo tempo em que se produz adubo de boa qualidade.

Para aprender a fazer uma composteira doméstica, veja o vídeo a seguir (até eu fiquei com vontade de fazer um composteira):

Beijo do pai!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s