Biodiversidade

Oi filha querida,

Hoja vamos conversar sobre um assunto muito interessante, especialmente para quem gosta de animais como você. Vamos falar sobre a biodiversidade!


O que é biodiversidade?

A palavra biodiversidade tem sua origem em duas outras palavras, bio (vida, em grego) e diversitate (multiplicidade de coisas diversas, em latim). Portanto, biodiversidade nada mais é do que a diversidade, ou a variedade, de formas de vida no planeta Terra.

Biodiversidade inclui as várias espécies, genes, tipo, ecossistemas, gêneros e famílias, enfim, toda a variedade da natureza viva. Trata=se de um termo relativamente novo, criado em 1988.

É a biodiversidade que garante o equilíbrio dos ecossistemas e, por tabela, de todo o planeta. Assim, os danos causados à biodiversidade não afetam somente as espécies que habitam determinado local, mas todas as demais e o próprio ambiente.

Existe uma delicada teia de inter-relações entre as espécies e entre estas e o meio em que vivem. É a biodiversidade que mantém coesa essa teia.

A principal ameaça à biodiversidade é a ação do homem, por meio de:

  • Desmatamentos;
  • Queimadas;
  • Extinção de espécies;
  • Alterações no clima e nos ecossistemas.

Regiões com maior diversidade

É de se esperar que a biodiversidade varie de acordo com a região do planeta, afinal, as condições de suporte à vida também não são constantes em toda a Terra.

De modo geral, as regiões próximas ao Equador têm mais biodiversidade e, à medida que se vai em direção aos pólos, a biodiversidade vai diminuindo. Observe o mapa a seguir:

gallery_ncsu_biodiversity_hotspots_global
As áreas vermelhas apresentam mais diversidade.

Podemos ver no mapa anterior que o Brasil tem muita biodiversidade, especialmente na Amazônia e na Mata Atlântica.

Além disso, existe um conceito chamado hotspot de biodiversidade, que indica uma região de grande biodiversidade que esteja ameaçada. Veja o mapa a seguir:

640px-Biodiversity_Hotspots.svg
Hotspots de biodiversidade.

No Brasil existem dois hotspots de biodiversidade (áreas 4 e 6 no mapa): o Cerrado e a Mata Atlântica.


Curiosidades

  • Você parou como a palavra biodiversidade mistura uma origem grega e outra latina? Pois é… Lembre-se do que eu sempre repito: nossa sociedade Ocidental deve muito às civilazações grega e romana. Nunca se esqueça disso, deixe seu papai feliz!
  • No passado, o arquipélago de Fernando de Noronha começou a ser infestado por ratos que vinham dos navios que lá aportavam. Como forma de combater esses roedores, foi introduzido tipo de lagarto, o teiú, nosso velho conhecido. Mas o teiú terminou prefindo se alimentar de ovos das aves e das tartarugas que se reproduzem no arquipélago, colocando em risco a biodiversidade de Fernando de Noronha. Assista um vídeo sobre o teiú em Fernando de Noronha.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s