Os cinco reinos

Oi filha querida!

Como já vimos, é muito importante para o estudo da Biologia a possibilidade de se classificar os seres vivos.

A taxonomia é a ciência que descobre, descreve e classifica as espécies e seus grupos, com seus princípios e normas.


Classificando os seres vivos

Como vimos, pode-se classificar os seres vivos a partir de cada espécie, que é agrupada em um gênero, que são reunidos com suas características em comum formando uma família.

Essas últimas são agrupadas em uma ordem, que reunidas formam uma classe. Dessa classe surgem os filos. Estes últimos, os filos, compõem algum dos cinco reinos.


Reinos

Quanto à sua classificação, os seres vivos podem ser divididos em cinco reinos:

  • Reino Animalia ou Metazoa: seres com organismos pluricelulares e heterótrofos (incapazes de produzir sua própria energia) em sua composição. Temos aqui os animais vertebrados, invertebrados, aves e mamíferos e o homem.
  • Reino Plantae ou Metaphyta: seres pluricelulares que têm células revestidas por uma membrana de celulose e são autótrofos (capazes de produzir sua própria energia). Temos aqui os vegetais inferiores (algas vermelhas, verdes ou marrons), vegetais intermediários (samambaia) e os vegetais superiores (demais plantas).
  • Reino Monera: organismos unicelulares (que têm apenas uma única célula) e procariontes (células que não têm o seu núcleo organizado). Fazem parte desse reino: as bactérias e algas azuis.
  • Reino Fungi: seres eucariontes (de núcleo organizado e individual) que podem ser unicelulares ou pluricelulares fazem parte desse reino. Exemplos: fungos elementares e fungos superiores.
  • Reino Protista: seres unicelulares e eucariontes que fazem parte do Protista. Temos aqui: os protozoários (amebas, giárdias, tripanosomas) e algas inferiores ou eucariontes.
Os reinos de seres vivos
Os cinco reinos.

E o vírus?

Não se tem uma conclusão definitiva sobre a classificação dos vírus. Há biólogos que acreditam que os vírus são seres são vivos e outros que não sustentam essa afirmação.

Note que o vírus somente pode realizar funções vitais depois de terem invadido a estrutura celular, roubando para si os componentes celulares e formando novos vírus.

Beijo do pai!

Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s