Teoria celular

Oi filha querida,

Nos dias atuais, nos parece extremamente clara e simples a existência de células como componentes formadores dos seres vivos. Entretanto, nem sempre foi assim…


Descoberta das células

Somente com a invenção do microscópio o conceito das células passou a ser difundido. Em 1665, Hooke publicou um livro em que o termo célula foi utilizado pela primeira vez. Nesse trabalho, ele analisou fatias de cortiça onde pôde observar pequenos compartimentos, os quais ele chamou de célula.

Wale_Working_microscope
Exemplo de microscópio antigo.

Hooke apenas observou as paredes celulares de células mortas e não teve a possibilidade de ver como as células eram complexas. Mesmo assim, esse trabalho foi essencial para impulsionar essa área da Biologia.


Teoria Celular

Depois de Hooke, vários tentaram entender melhor essa estrutura tão pequena que fazia parte da composição dos seres vivos. Diante dos vários estudos e descobertas, T. Schwann e M. Schleiden afirmaram, em trabalhos diferentes, que todos os seres vivos são formados por células. Essa ideia constitui a base da conhecida teoria celular.

Essa ideia foi aceita por muitos pesquisadores, incluindo o patologista R. Virchow, que afirmou que toda célula surgia de outra preexistente. Seu pensamento se resumiu numa frase bastante conhecida: omnis cellula ex cellula (toda célula se origina de outra célula).

As ideias de Schwann e Schleiden, complementadas pelos conceitos de Virchow, resultaram na Teoria Celular, que se apoia em três pilares:

  • Todas as formas vivas são constituídas por uma ou mais células e pelas estruturas que por elas são produzidas;
  • As células são as unidades morfológicas e funcionais dos seres vivos;
  • Toda célula origina-se de uma célula preexistente, ou seja, elas sofrem divisão.
el-citoplasma
Esquema simplificado de uma célula.

Vale observar que a primeira afirmativa poderia causar certa confusão em relação aos vírus, já que esses organismos são seres acelulares. Quando a teoria foi criada, não se tinha conhecimento sobre a existência dos vírus. Por outro lado, é importante destacar que, mesmo não sendo formados por células, os vírus necessitam delas para a sua reprodução e metabolismo.

A Teoria Celular é a base da Biologia Celular e uma das mais importantes afirmações de toda a Biologia. Conhecer a célula e seu funcionamento é fundamental para compreender a vida.

Beijo do pai!

Advertisements

2 comments

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s