Diferenças entre células vegetais e animais

Oi filha querida,

Já conversamos sobre células quando falamos sobre os seres vivos e a matéria btuta e quando falamos sobre a Teoria Celular.

Tanto os vegetais, como os animais são seres vivos, portanto, sabemos que ambos têm células. Agora vamos mostrar as diferenças entre as células vegetais e as células animais.


Igualdades e diferenças

Como já sabemos, as células são a unidade fundamental da vida, encontradas em todo e qualquer ser vivo.

Todas as células mantêm várias características em comum, mas algumas células possuem certas peculiaridades. Por exemplo, a célula animal e a célula vegetal apresentam diferenças marcantes.


Diferenças na membrana celular

Todas as células possuem membrana plasmática — que é constituída por lipídios e proteínas (lipoproteica).

A membrana possui a função principal de separar o meio intracelular do extracelular, controlando o que entra e sai da célula.

No caso das células vegetais, a célula apresenta, além da membrana plasmática, uma parede que a reveste externamente. Esta parede é formada principalmente por celulose e garante maior resistência à célula vegetal.

Essa parede de celulose evita, por exemplo, a ruptura célula pela entrada de água. Além disso, ela é dá tamanho e forma à célula vegetal, além de proteger contra a entrada de patógenos (agentes capazes de infeccionar a célula).


Semelhanças no citoplasma

O citoplasma é o espaço entre a membrana plasmática e o núcleo da célula. Nessa região, algumas organelas são comuns tanto às células vegetais, como às animais:

  • Ribossomos: relacionados com a síntese de proteínas;
  • Retículo endoplasmático: associados à função de transporte de substância. Pode ser classificado em dois tipos distintos:
    • Retículo endoplasmático liso ou agranular: faz a síntese de lipídios e degradação do álcool;
    • Retículo endoplasmático rugoso ou granuloso: faz a síntese proteica, graças aos ribossomos em sua superfície.
  • Complexo Golgiense: associado ao armazenamento e secreção de substâncias;
  • Peroxissomos: decompõem o peróxido de hidrogênio e oxidam os ácidos graxos;
  • Mitocôndrias: associada à respiração celular.

Diferenças no citoplasma

Célula animal

  • Apresenta lisossomos, que são associados à digestão intracelular e são exclusivos da célula animal. São organelas fundamentais para a defesa do corpo, pois digerem os organismos invasores.
  • Apresenta centríolo, extremamente importante para a divisão celular (é encontrado na maioria das células animais). Já nas células vegetais, é encontrado apenas em alguns grupos de vegetais, como briófitas e pteridófitas.
animal
Esquema de célula animal.

Célula vegetal

  • Apresenta plastos, que possuem a função de armazenamento e fotossíntese. São organelas exclusivas das células vegetais, caracterizam-se pela presença de dupla membrana e DNA. Os recebem o nome de acordo com a substância que contêm. O principal plasto conhecido é o cloroplasto (que contém clorofila). Há ainda os cromoplastos (contém carotenoides) e leucoplastos (que são incolores).
  • Contém vacúolos, que são organelas encontradas apenas na célula vegetal, cuja função é manter o equilíbrio osmótico, além de servir como reserva de substâncias. São regiões envolvidas por membrana única om líquido no seu interior.
  • Apresenta o glioxissoma, cuja função é transformar os lipídios em glicídios. São organelas fundamentais para a germinação das sementes.
vegetal
Esquema de célula vegetal.

Beijo do pai!

Advertisements

2 comments

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s