Características dos vegetais

Oi filha querida,

Hoje vamos começar a falar em mais detalhes sobre as plantas. Espero que se divirta, pois teremos muitos novos nomes a aprender… Seu pai continua irônico, isso não é lindo?


Reino Vegetal

Certamente você se lembra que já vimos a classificação dos seres vivos nos cinco reinos, sendo que um deles é o Reino Vegetal (ou Reino Plantae).

O Reino Vegetal é considerado o reino mais importante, isto porque foram as plantas que deram início à vida na Terra há milhões de anos, graças a sua capacidade de se alimentar dependendo apenas de si mesma.

Em mais detalhes, o Reino Plantae ou Reino Vegetal, tem como componentes organismos que:

  • Apresentam céluas tipo eucariontes: os vegetais apresentam célúlas mais complexas com núcleo celular com membrana e outras organelas em seu interior;
  • São pluriceulares: os vegetais são pluricelulares, pois são formados por um conjunto de células, e não somente por uma, como as bactérias;
  • São autótrofos: os vegetais produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, por isso são chamados de autótrofos, já que são capazes de produzir por si próprios a energia que precisam.

Todas as plantas terrestres e algumas aquáticas fazem parte do Reino Vegetal: arbustos, árvores, ervas, plantas microscópicas, flores, frutos, algas etc..

Mas, como quase tudo em Biologia, há uma exceção: há plantas que dependem da seiva de outras para obter nutrientes, são as plantas parasitas.

Note que a cadeia alimentar é uma sequência, um ciclo, onde uns seres vivos servem de alimento a outros.

cadeia
Cadeia alimentar num ecossistema.

As plantas são a base da cadeia alimentar. Isto é, por serem autótrofos, não precisam de outro ser vivo para se alimentar, mas servem de alimento aos animais herbívoros, fungos, bactérias e protistas.

Sem as plantas não seria possível a sobrevivência dos animais herbívoros e carnívoros, nem a produção de oxigênio, deixando de existir vida no planeta.


Nutrição das plantas

As plantas retiram sais minerais e água do solo, gás carbônico do ar, absorvem energia solar e, por meio da fotossíntese, produzem a energia química e matéria necessárias para viver e crescer.

Assim, direta ou indiretamente, a fotossíntese é essencial para as plantas, pois supre todas as necessidades alimentares.

maxresdefault (1)
Esquema simplificado da fotossíntese.

Observe que tanto as plantas parasitas, como as plantas carnívoras se comportam diferentemente a respeito desse processo de nutrição.


Reprodução das plantas

As plantas se reproduzem tanto assexuadamente como sexuadamente, dependendo do seu gênero.

Assexuadamente

Uma única célula se divide, formando duas células idênticas. Não há recombinação genética.

A reprodução assexuada nas plantas pode acontecer de várias maneiras, tanto por brotamento, fragmentação, formação de estolhos, como por esporulação.

Sexuadamente

Duas células se juntam, havendo a união de gametas e cada uma fornece metade de seu DNA para formação de uma nova célula.

As plantas contam com a ajuda de pássaros, insetos, vento, para transportar o pólen, viabilizando a fecundação.


Estrutura das plantas

Tipicamente, as plantas apresentam os seguintes elementos estruturais:

  • Raiz: fixa a planta no solo, absorve a água e os sais minerais, conduzindo-os até o caule. É essencial para a alimentação. As raízes podem ser subterrâneas, aéreas ou aquáticas.
  • Caule: sustenta a planta e conduz a água e os sais minerais retirados do solo pela raiz, até as folhas. Pode ser denominado de várias formas dependendo do tipo de planta.
  • Folhas: onde a fotossíntese e a respiração são realizadas. Podem ter várias formas, lineares, oblíquas, lanceoladas etc. E a distribuição das folhas no caule pode ser alternada, composta ou verticulada.
  • Flores: são responsáveis pela reprodução e quando ela desabrocha, significa que a planta está pronta para se reproduzir. Nem todas as plantas possuem flores, estas, portanto, se reproduzem de outra maneira.
  • Fruto: é o ovário fecundado da planta, que guarda a semente. As plantas são divididas grupos (veja detalhes no post Classificação das plantas).
plant40
Partes de uma planta.

Não podemos esquecer que, do ponto de vista celular, os vegetais possuem outras características específicas, como celulose em sua parede celular, além de cloroplastos e vacúolos no interior das células.

Célula-vegetal
Esquema de uma célula vegetal.

Observação importante

As algas castanhas, as algas vermelhas, são seres unicelulares e ficam fora dessa classificação, pertencem ao Reino Protista.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s