Grupo das Angiospermas

Oi filha querida,

Vamos falar do grupo das plantas mais evoluídas, as angiospermas.

A palavra angiosperma vem do grego angeios, que significa bolsa, e sperma, semente.

As angiospermas são plantas vasculares que apresentam raiz, caule, folhas, flores e frutos. Considerando essas estruturas, perceba que, em relação às gimnospermas, as angiospermas apresentam duas novidades: as flores e os frutos.

Elas compõem mais de 70% de todas as espécies de plantas existentes na Terra e seu tamanho varia desde pequenas ervas até grandes árvores. Existem cerca de 235.000 espécies descritas e elas habitam todos os tipos de ambientes.

As angiospermas conquistaram definitivamente o ambiente terrestre graças ao seu grau de complexidade, diversidade e distribuição geográfica.

A principal característica deste grupo é a presença do fruto e das flores. A flor contém os óvulos.

flor
Flor do maracujá.
maracuja
Fruto do maracujá.

As flores podem ser vistosas tanto pelo colorido quanto pela forma; muitas vezes também exalam odor agradável e produzem um líquido açucarado – o néctar – que serve de alimento para as abelhas e outros animais, que atuam como agentes polinizadores.

Há também flores que não têm peças coloridas, não são perfumadas e nem contêm néctar. Coloridas e perfumadas ou não, é das flores que as angiospermas produzem sementes e frutos.


Flores

A fecundação das angiospermas ocorre através de suas flores, e quando fecundadas produzem frutos e sementes, que servem de alimento para muitos animais, inclusive para o homem.

Órgãos de suporte

Órgãos que sustentam a flor, tais como:

  • Pedúnculo: liga a flor ao resto do ramo;
  • Receptáculo: dilatação na zona terminal do pedúnculo, onde se inserem as restantes partes da flor.

Órgãos de proteção

Órgãos que envolvem as partes reprodutoras, protegendo-as e ajudando a atrair animais polinizadores. O conjunto dos órgãos de proteção designa-se perianto.

  • Cálice: conjunto de sépalas, as peças florais mais parecidas com folhas, pois geralmente são verdes. A sua função é proteger a flor quando em botão;
  • Corola: conjunto de pétalas, peças florais geralmente coloridas e perfumadas, com glândulas produtoras de néctar na sua base, para atrair animais. A flor sem pétalas diz-se apétala.
angiosperma
Partes da flor.

Órgãos de reprodução

São folhas férteis modificadas, localizadas mais no centro da flor, chamadas esporófilos. As folhas férteis masculinas formam o anel mais externo e as folhas férteis femininas o interno.

  • Androceu: parte masculina da flor, é o conjunto dos estames. Os estames são folhas modificadas, ou esporófilos, pois sustentam esporângios;
  • Gineceu: parte feminina da flor, é o conjunto de carpelos. Cada carpelo, ou esporófilo feminino, é constituído por uma zona alargada oca inferior designada ovário, local que contém óvulos. Após a fecundação, as paredes do ovário formam o fruto.
angiosperma2
Detalhes dos órgãos reprodutivos da flor.

Frutos

Os frutos contêm e protegem as sementes e auxiliam na dispersão na natureza. Muitas vezes eles são coloridos, suculentos e atraem animais diversos, que os utiliza como alimento.

As sementes engolidas pelos animais costumam atravessar o tubo digestivo intactas e são eliminadas no ambiente com as fezes, em geral em locais distantes da planta original. O vento também espalha as sementes. Isso favorece a espécie na conquista de novos territórios.


Reprodução

O pólen é levado até o estigma da flor. Ali ele germina e produz o tubo polínico até o gametófito feminino, de forma semelhante às gimnospermas. O óvulo fecundado vai desenvolver uma semente, envolta pelo ovário, que se desenvolve em fruto.


Observação

Em conjunto, as gimnospermas e angiospermas são chamadas de espermatófitas.


Importância das plantas

Ao concluir nosso estudo sobre as plantas, devemos destacar a importância desses seres vivos para o homem. As plantas têm ampla participação em nossas vidas, pois:

  • São usadas em nossa alimentação;
  • Fornecem fibras que são usadas na elaboração de roupas;
  • Suprem a madeira usada para os móveis, abrigo;
  • Fornecem a celulose empregada na produção de papel;
  • Oferecem temperos usados na culinária;
  • Contêm componentes empregados nos medicamentos;
  • Realizarem a fotossíntese nos fornecendo oxigênio.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s