Computadores: o que são?

Oi filha querida,

Vamos agora conversar um pouco sobre computadores. A ideia é dar a você um pouco de conhecimento sobre eles e permitir que você satisfaça sua vontade de programar games.

Como você verá, não é das coisas mais simples, vai exigir um pouco de paciência da sua parte… Mas tenho certeza de que você aprenderá rapidamente!

Vai ser uma sequência de posts sobre o assunto e minha proposta é chegar o mais rapidamente possível ao objetivo de você programar. Mas, infelizmente, não dá para começarmos já com programação. É preciso que você desenvolva alguma base. Acredite em mim, será necessário.


No passado… E no presente.

Nos anos 40, Thomas Watson, fundador da IBM, previu que o mundo iria precisar de não mais que “cerca de cinco computadores”. Esta foi, provavelmente, a pior previsão da História: hoje, 70 anos depois, a população mundial de computadores é de alguns bilhões de máquinas!

Sendo justo com o Thomas Watson, ao longo desse tempo, os computadores mudaram enormemente. Nos anos 40, eles eram máquinas gigantescas, compradas pelos governos a um custo unitário de vários milhões. Eram apenas usadas para pesquisas científicas e militares.

eniac-1
ENIAC, um dos primeiros computadores fabricados. Ele se tornou operacional em 1946.

Hoje em dia, a maior parte dos computadores não se parecem com aquelas máquinas antigas e os mais diversos tipos de equipamentos podem carregar computadores dentro de si. Você sabia que fornos de microondas, telefones celulares, carros e rádios digitais possuem computadores?

Rover-EFI-C-AA
Este equipamento que controla a injeção eletrônica de um carro. É um computador!
jUCkx1jeLfATubrC
Galaxy S5 desmontado: os circuitos em azul contêm um computador.

O que faz os computadores serem tão flexíveis a ponto de poderem ser usado em tão diversos campos? Como podem ser aplicações tão fenomenais? Como podem ser empregados em tão diversos dispositivos? E como os computadores trabalham?

Tudo isso iremos ver nessa série de posts.


Curiosidade

Ao contrário dos ramos de conhecimento mais antigos, a Computação teve mulheres atuantes desde o início.

slide_image_021512-eniac-11-100295783-orig
Jean Bartik foi uma das programadoras do ENIAC.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s