Hidrografia do Nordeste

Oi filha,

Agora vamos conversar um pouco mais a fundo sobre a hidrografia do Nordeste. Mas antes reveja esse post, para refrescar a sua memória.


Hidrografia do Nordeste

As bacias hidrográficas do Nordeste correspondem a 18% das bacias brasileiras. A região fica em terceiro lugar, atrás apenas das Regiões Norte e Centro-Oeste.

Entretanto, apesar de sua extensão, a hidrografia nordestina é considerada modesta devido ao caráter intermitente e irregular de boa parte de seus rios. Isso é consequência do clima semiárido.

A hidrografia do Nordeste é constituída pelos seguintes elementos:

Bacias Maranhenses: formada pelos rios Itapecuru, Mearim, Grajaú, Pindaré e Turiaçu. São todos rios perenes, alimentados por uma pluviosidade média de 1.000 a 1.800 mm.

Bacia do Parnaíba: cobre uma área de cerca de 338 mil km², banha quase todo o Piauí, 10% do Ceará e 17% do território do Maranhão. Seu principal rio é o Parnaíba, perene.

Bacias do Nordeste oriental: formada pelos rios Acaraú, Curu, Jaguaribe, Apodi, Piranhas, Paraíba do Norte, Capibaribe e Mundaú. Localizam-se em áreas de pouca chuvas e de estação chuvosa curta.

Bacias de Sergipe e Bahia: formadas pelos rios Vaza Barris, Itapicuru, Paraguaçu, Contas, Pardo e Jequitinhonha. À medida que se aproximam do mar, estes rios passam numa área de pluviosidade elevada, mas alguns deles nascem em terras semiáridas.

Bacia do São Francisco: abrange uma área de 487 mil km². Suas cabeceiras situam-se em áreas de muitas chuvas. O São Francisco tem a sua origem em Minas Gerais, passando pelos Estados da Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco. O São Francisco tem um significado muito especial para a região, considerando o que representa na vida socioeconômica do nordestino.

sao_francisco_poluicao
Como existem várias cidades às margens do São Francisco, a poluição é um problema que tem se agravado.

Açudes: como parte da estratégia de combate à falta de água, dezenas de açudes foram construídos no Nordeste. As grandes obras de açudagem têm sido realizadas, visando o abastecimento da população sertaneja e a irrigação de terras. O açude chamado de Armando Ribeiro Gonçalves (RN) tem a maior capacidade de armazenamento de água, 2,4 milhões de m³. O açude de Orós (CE) é o segundo maior e tem capacidade de armazenamento de 2,1 milhões de m³.

AÇUDE-ORÓS
Vista aéra do açude de Orós.

Observe no mapa a seguir os principais elementos da hidrografia nordestina:

nehidr
Hidrografia do Nordeste e aproveitamento hidrelétrico.

Importância econômica

Levando em conta a importância econômica dos rios do Nordeste, podemos destacar:

  • Abastecimento de água para as populações ribeirinhas.
  • Emprego na agricultura, seja com ou sem irrigação. Especialmente o Rio São Francisco é muito importante nessa função. Os açudes são muito importantes também na agricultura.
  • Geração de energia elétrica, especialmente o Rio São Francisco é importante nessa função.
  • Pesca, de grande importância para as populações ribeirinhas. É importante notar que as barragens construídas para as usinas hidrelétricas vem prejudicando a pesca artesanal.
  • Navegação, especialmente no Rio São Francisco, que possui uma das principais hidrovias do País, com mais de 1.300 km de extensão.
img_hidrovia-sao-francisco_aiba
Transporte de carga na hidrovia São Francisco.

Curiosidade

O rio São Francisco tem sido usado para navegação faz muito tempo e os navegantes do passado, por surperstição, usavam carrancas nos seus barcos, como forma de proteção. Hoje em dia, as carrancas se tornaram peças arte.

010bacp01286
Antiga embarcação e sua carranca.

Beijo do pai!

Anúncios

1 Comment

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s