Relevo do Nordeste

Oi filha,

Continuando nossos estudos sobre o Nordeste do Brasil, desta vez vamos mais a fundo nas suas características físicas, políticas e sociais. Nesse post vamos falar sobre o relevo nordestino.


Características gerais

O relevo na região Nordeste é marcado por duas formas predominantes:

  • Planaltos e depressões (no interior).
  • Planícies (no litoral).

Os extensos planaltos, áreas altas e planas que formam as chapadas. A maior parte do território nordestino é formada por planaltos, antigos e aplainados pela erosão.

As rochas cristalinas predominam no Nordeste oriental, enquanto que as bacias sedimentares costeiras, que ocupam a faixa litorânea.

Destacam-se nesta região as seguintes formações:

  • Planalto da Borborema: é a mais importante formação do Nordeste oriental. Tem papel fundamental na concentração de umidade, na formação de solos mais profundos e na existência da vegetação de floresta, típica dessa sub-região nordestina. Vai de Alagoas ao Rio Grande do Norte.
  • Espinhaço: é um conjunto de terras elevadas e se estende desde os arredores de Juazeiro na Bahia até a parte central de Minas Gerais. Abrange a Serra Geral, o Pico das Almas e a Chapada Diamantina.
370610046-XG
Chapada Diamantina (BA).
  • Chapadões e chapadas: estão ao sul do Maranhão e do Piauí, inclui a Chapada do Araripe.
118880881.DqaACx60.ChapadadoAraripeCratoCeara_4939
Chapada do Araripe (CE).
  • Grandes depressões: os maiores destaques são a Depressão Sanfranciscana, a Cearense e a do Meio Norte. A Sanfranciscana situa-se ao longo do percurso do Rio São Francisco. A Cearense é limitada Chapada do Araripe e pela Borborema, existe nesta depressão uma série de maciços. A do Meio-Norte foi retrabalhada pelos rios, originando uma série de vales encaixados.
DSC04497
Depressão Cearense ou Depressão Sertaneja.
  • Litoral nordestino: corresponde a uma faixa de terras de características diversificadas dividida em dois conjuntos: o litoral setentrional e o litoral oriental.
    • Litoral setentrional: vai do rio Curupi, no Maranhão, até o Cabo de São Roque no Rio Grande do Norte, onde existem as lençóis maranhenses, os cordões arenosos, as dunas e os tabuleiros.
    • Litoral oriental: vai do Rio Grande do Norte até a Bahia, com uma diversidade de formas como: restingas, dunas, lagunas, mangues, tabuleiros da formação Barreiras e colinas.
Lagoas formadas pela água das chuvas - Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Lençóis maranhenses são lagoas naturais formadas pelas chuvas, em meio a dunas.

Exercício

Identifique estas formações geológicas nordestinas neste mapa. Procure com cuidado, trata-se de um mapa bastante completo.

Quando formos conversar sobre o clima no Nordeste iremos ver que o relevo tem muita influência no clima.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s