Economia do Nordeste

Oi filha,

A economia do Nordeste é a terceira maior do país, atrás da Região Sudeste e Sul respectivamente. Foi a que mais cresceu nos últimos anos e é baseada, principalmente, na agricultura, extrativismo vegetal e mineral, na indústria e comércio e no turismo.


Agricultura

O Nordeste possui agricultura da cana de açúcar, para a produção de açúcar e etanol, na Zona da Mata. A região já foi a mais importante área produtora de cana de açúcar do mundo e a principal região econômica do Brasil nos séculos XVI e parte do século XVII. Há também a cultura do milho, feijão, café, mandioca, coco, castanha de caju, banana e sisal.

No Meio-Norte há a cultura do arroz. Já no solo do Cerrado se pratica a cultura da soja. A Bahia é o segundo produtor nacional de laranja e algodão do país e se destaca também na produção de soja. A cultura do algodão é também desenvolvida no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e a Paraíba. O plantio de frutas com irrigação é desenvolvida no Rio Grande do Norte e no vale do rio São Francisco.

4079_2012-04-12
Usina de açúcar em Pernambuco.

Extrativismo vegetal e mineral

O Nordeste se destaca na produção de petróleo e gás natural, tanto no litoral, como na plataforma continental. O Rio Grande do Norte produz 95% do sal marinho consumido no Brasil. Pernambuco é responsável por 95% do total do gesso brasileiro. O Nordeste possui também jazidas de granito, pedras preciosas e semi preciosas.

O Ceará, possui uma das maiores reservas de urânio do mundo. Do babaçu, encontrado no Piauí e no Maranhão, se um óleo utilizado na fabricação de sabão, margarina, cremes. Da carnaúba, encontrada do Piauí e no Maranhão, se produz a cera de carnaúba, com larga aplicação industrial.


Indústria

O Nordeste tem vivido intenso processo de industrialização. Como destaques, temos:

  • Complexo Industrial Portuário de Suape, localizado em Pernambuco;
  • Polo Automotivo de Pernambuco;
  • Região Metropolitana de Recife estão instaladas indústrias mecânicas, de papel, alimentícias, de cimento, têxteis, de material elétrico e outras.
  • Polo Petroquímico de Camaçari, na Bahia;
  • Em Mataripe, na Bahia está instalada a refinaria de petróleo Landulpho Alves;
  • Fortaleza é um centro industrial nos setores têxtil, alimentar, de calçados e de confecção de roupas;
  • A Rota do Vinho, no Vale do Rio São Francisco com vinícolas em Pernambuco e na Bahia, tem um pólo industrial e turístico.
cama
Pólo petroquímico de Camaçari-BA.

 


Turismo

O turismo é outro elemento importante para a economia da região. A região concentra belezas naturais como o extenso litoral, o Arquipélago de Fernando de Noronha (PE), o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, os Canyons do São Francisco… Há ainda cidades e marcos históricos, já que a região é a de colonização mais antiga. Anualmente, o Carnaval também leva milhões de pessoas para o Nordeste.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s