Locução verbal e tempo composto

Oi filha querida,

Voltamos a nos encontrar no amigopai, Recomeça o semestre! Vamos conversar sobre locuções verbais. Já vimos algo sobre locuções prepositivas, mas agora será algo bem diferente.


Locuções verbais

Frequentemente nos deparamos com frases que empregam dois verbos juntos. Se estes verbos representarem uma única ação verbal, então estamos defronte a uma locução verbal.

Por exemplo, na frase a seguir há a forma verbal está lendo:

  • Se você está lendo este anúncio, agradeça ao seu professor.

Está lendo é uma expressão formada por dois verbos:

está (verbo estar no presente do indicativo) + lendo (verbo ler no gerúndio);

com o valor de um único verbo, pois está lendo equivale a .

Assim, podemos reescrever a frase anterior da seguinte forma:

  • Se você este anúncio, agradeça ao seu professor.

Você vai questionar que o efeito das frases não é exatamente o mesmo, mas o significado de ambas é.

Assim, quando dois ou mais verbos têm valor de um, eles formam uma locução verbal.

Uma locução verbal é sempre composta por

verbo auxiliar + verbo principal

Exemplos:

  • Está cantando (= canta);
  • Ia andando (= andava)

Nas locuções verbais, conjuga-se apenas o verbo auxiliar, pois o verbo principal vem sempre em no infinitivo, gerúndio ou particípio.

Os verbos auxiliares de uso mais frequente são ter, haver, ser, estar e ir.


Tempos compostos

Quando a locução verbal é composta pelos verbos auxiliares ter e haver mais o particípio do verbo principal, temos um tempo composto.

  • Ele já tinha saído para o trabalho quando você me telefonou.
  • Ele já saíra para o trabalho quando você me telefonou.

Como podemos saber quando é uma locução verbal e quando é um tempo composto?

O tempo composto é formado pelos verbos auxiliares ter ou haver + o verbo principal no particípio. Assim, se o verbo auxiuliar não for ter ou haver ou se o verbo principal não estiver no particípio: trata-se de locução verbal.

Exemplos:

  • Temos sido beneficiados com o trabalho deste delegado. (tempo composto)
  • As vendas têm aumentado bastante no último mês. (tempo composto)
  • Estamos fazendo o possível para terminar logo. (locução verbal)
  • Vou vender todas as mercadorias e atingir a minha meta. (locução verbal)

Função do verbo auxiliar

Os verbos auxiliares são responsáveis por marcar o tempo, o modo, o número e a pessoa daquela forma verbal.

Exemplos:

  • Vou comer. (primeira pessoa singular, presente)
  • Vais comer. (segunda pessoa singular, presente)
  • Fomos comer. (primeira pessoa plural, presente)
  • Tinha estudado. (terceira pessoa singular, passado)
  • Tínhamos estudado. (primeira pessoa plural, passado)
  • Terão estudado. (terceira pessoa plural, futuro)
  • Estou andando. (primeira pessoa singular, presente)
  • Estaremos andando (primeira pessoa plural, futuro)
  • Estariam andando. (terceira pessoa plural, futuro)

Exercícios

Identifique as locuções verbais e reescreva as frases substituindo a locução verbal por um verbo com o mesmo sentido:

  • Estou esperando minha vizinha.
  • Meu marido está andando no calçadão.
  • Eu tenho estudado para o vestibular.
  • Me avise quando você tiver comprado o presente.
  • Ela já me tinha dito isso.
  • Estou lendo obras canônicas.
  • Estou procurando companhia ultimamente.
  • Ia saindo lentamente quando me aproximei.
  • Ele vem trazendo uma porção de presentes.

Beijo do pai!

One comment

Leave a Reply

