Ocupação e economia do Centro-Sul

Oi filha

O complexo Centro-Sul, como sabemos, tem uma importância muito grande para o Brasil. Agora vamos conversar um pouco sobre a forma como essa região foi ocupada, como se desenvolveu social e economicamente e quais os desafios que ela enfrenta.


Ocupação

O Centro-Sul é a região mais urbanizada do Brasil, com 90% da população vivendo em cidades. Na região há diversas metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Brasília.

Essa urbanização foi determinada pela maior mecanização da agricultura, o que causou desemprego no campo. Além disso, a busca de mais oportunidades de emprego causou as migrações para as grandes cidades.

A região foi alvo de intensas migrações internas, especialmente nordestinos, para São Paulo e Rio de Janeiro. Muitos imigrantes também chegaram a essa região, para potencializar o progresso: italianos, espanhóis, sírios e libaneses, japoneses, portugueses, alemães e eslavos (poloneses e ucranianos).

Doações de terras atraiu milhares de imigrantes para RS, SC e PR, resultando num processo de ocupação um pouco diverso dos demais estados, onde ela foi motivada pela cafeicultura.


Economia

A região que tem a economia mais desenvolvida do Brasil. Essa prosperidade é baseada na industrialização, na agricultura e no comércio. Existe ainda um grande mercado consumidor, oferta de mão de obra qualificada e maior poder aquisitivo.

Apresenta a maior concentração de indústrias do país, com uma rede interligada de cidades, uma agropecuária mais desenvolvida e uma complexa rede de serviços, energia, comunicações e transportes.

É no Centro-Sul onde se gera mais emprego no país e se concentra os maiores investimentos das empresas. É a região economicamente mais dinâmica do Brasil, produzindo a maior parte do PIB, com setores agrário, industrial e de serviços muito desenvolvidos.

O Centro-Sul representa a modernização e o dinamismo no Brasil, embora apresente ainda estruturas tradicionais e atrasadas, acarretando desequilíbrios. Pode-se dizer, entretanto, que o Centro-Sul representa o Brasil novo, da indústria, das grandes metrópoles, da imigração e da modernização da economia.

Os destaques do Centro-Sul são:

  • Soja, milho, arroz e algodão;
  • Cana de açúcar, açúcar e álcool;
  • Carne bovina, suína e de frango;
  • Café e trigo;
  • Petróleo;
  • Aviões, carros e peças;
  • Minério de ferro;
  • Leite e ovos;
  • Madeira e móveis.
SOJA_196
Cultivo de soja no Centro-Sul.

Desafios

A urbanização descontrolada existente no Centro-sul gera alguns desafios:

  • Problemas sociais como favelização e criminalidade;
  • Destruição da vegetação nativa: Mata Atlântica, Mata de Araucária e Cerrado;
  • Poluição ambiental nas grandes cidades.
Pinus
Ação policial para combater o corte de árvores na Mata Altântica, no PR.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s