Vegetação do Centro-Sul

Oi filha,
O Centro-Sul possui vários biomas diferentes, os destaques são:
  • Cerrado;
  • Mata Atlântica
  • Mata de Araucárias;
  • Pantanal;
  • Campos.
Em mais detalhes, temos:

Cerrado: segundo maior bioma do Brasil, o Cerrado está presente em diferentes estados do Centro-Sul, especialmente na área central da região. Características marcantes: árvores com caule tortuosos e solos pobres.

Mata Atlântica: um dos biomas mais ricos do mundo em espécies da fauna e da flora. Possui vegetação bem diversificada, com árvores de grande porte de folhas largas. A ação humana reduziu muito a área original da Mata Atlântica, hoje um dos biomas mais ameaçados do planeta.

Mata de Araucárias: vegetação típica de regiões de clima subtropical, estendendo-se pelos estados da Região Sul e por parte de São Paulo. A espécie dominante é a Araucaria angustifolia, nome científico do pinheiro-do-paraná.

Pantanal: é considerado uma das maiores planícies inundáveis do mundo. O Pantanal está presente nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além cobrir parte dos territórios do Paraguai e Bolívia. Abriga mais de 3.500 espécies de plantas e vários animais.

Campos: vegetação que ocupa áreas descontínuas no país, sendo mais comum na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul. É formada por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos.

vegetacao_do_brasil
Distribuição da vegetação no Brasil.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s