Direito Divino dos Reis

Oi filha,

Nada havendo de maior sobre a terra, depois de Deus, que os príncipes soberanos, e sendo por Ele estabelecidos como seus representantes para governarem os outros homens, é necessário lembrar-se de sua qualidade, a fim de respeitar-lhes e reverenciar-lhes a majestade com toda a obediência, a fim de sentir e falar deles com toda a honra, pois quem despreza seu príncipe soberano, despreza a Deus, de Quem ele é a imagem na terra. Jean Bodin.

Jean Bodin foi jurista, filósofo, historiador foi um dos criadores do pensamento que justificava a concentração de poder nas mães dos reis. Segundo Bodin, o monarca era escolhido pela Divina Providência para ter o poder e governar sobre os súditos, sendo esse direito dos reis de uma ordem superior, sobrenatural.

Nós, que vivemos numa democracia e podemos escolher nossos governantes por meio do voto, achamos esse jeito de pensar, no mínimo, muito estranho. Mas essa era a realidade da Idade Moderna (que sucedeu a Idade Média): acreditava-se que os reis eram escolhidos por Deus para serem Seu repreentante na Terra, era o Direito Divino dos Reis.

1311497-Jean_Bodin
Jean Bodin, um dos criadores da doutrina do Direito Divino dos Reis.

Já vimos que a sociedade era estratificada. No topo estava o rei, seguido pelo clero, a nobreza e depois o povo.

O rei e o clero tinham enorme poder e influência sobre a população e era fundamental que existisse uma boa ligação entre ambos. Como a religiosidade era difundida e influente na época, a teoria do Direito Divino foi cobrindo toda a Europa Ocidental.

É importante observar que o Estado nacional era também Absolutista. Nesse modelo de sociedade o rei era quem tinha poderes absolutos e concedidos por Deus. O Direito Divino dos Reis dava legitimidade ao poder do monarca no Estado Nacional. Acreditava-se que que era Deus quem concederia ao rei o direito de governar.

Beijo do pai

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s