Mercantilismo

Oi filha,

Como já conversamos, estudamos os fenômenos históricos separadamente, mas eles acontecem simultaneamente, na linha do “tudo junto e misturado”…

Agora vamos conversar sobre o Mercantilismo, o lado econômico associado da Expansão Marítima.


Mercantilismo

Foi um conjunto de teorias e práticas econômicas adotadas pelos governos europeus durante a fase inicial do capitalismo, chamada capitalismo comercial, na Idade Moderna.

Como sabemos, final do século XV a Europa vivia o fim da Idade Média, passando por enormes mudanças, como a formação dos Estados nacionais. Assim, ao lado da transformação política (Estados nacionais), a Europa se transformou economicamente, também no sentido de fortalecer o poder do rei e da burguesia.

Uma característica fundamental do Mercantilismo é a forte intervenção do Estado na economia. O objetivo do mercantilismo é o Estado buscar riqueza por meio do acúmulo de recursos econômicos nos cofres reais.

O acúmulo de riqueza era buscado por diversas formas, que variaram de acordo com os países envolvidos e de acordo com a época. Houve os seguintes tipos de mercantilismo:

  • Metalismo: acumular a máxima quantidade de metais precisosos, muito praticado pela Espanha.
  • Colbertismo: buscava manter uma balança comercial favorável, isto é, Estado tinha que exportar mais e importar menos. Muito praticado pela Inglaterra.
  • Mercantilismo comercial e marítimo: buscava fazer com que o acesso aos produtos das novas terras ficassem restritos à metrópole colonial. Muito praticado por Portugal.
resumo-absolutismo-conceitos
Absolutismo e Mercantilismo: principais elementos.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s