Tratado de Tordesilhas

Oi filha,

Como vimos, Portugal e Espanha foram pioneiros na expansão marítima e, nada mais natural que estes Estados quissessem garantir que as novas terras ficassem sob seu domínio.

Vamos conversar hoje sobre o Tratado de Tordesilhas, que foi um dos mecanismos criados por Portugal e Espanha para regular a conquistas das terras da América.


Tratado de Tordesilhas

Portugal foi pioneiro nas Grandes Navegações, destacando-se bem mais que os outros países. Mas pouco tempo depois, a Espanha entrou na disputa pelas novas terras.

Em 1492, financiado pela Coroa Espanhola, Cristóvão Colombo descobriu a América, terras que ficavam a oeste da Europa.

Essa descoberta deixou a disputa entre Portugal e Espanha ainda mais acirrada. Como forma de evitar conflitos os governos desses países pediram ao papa que fizesse uma partilha das terras já descobertas e daquelas que ainda estavam por se descobrir.

Essa divisão foi estabelecida pela Bula Inter Coetera, que dizia que as terras situadas até 100 léguas a partir das ilhas de Cabo Verde seriam de Portugal e aquelas além dessa linha seriam da Espanha.

Mas Portugal não ficou satisfeito com essa divisão e pediu uma revisão desse primeiro acordo. O fato dessa solicitação ter sido meio repentina, em 1494, indica Portugal já sabia de novas terras ao sul daquelas descobertas pelos espanhóis.

Esse acordo revisado passou a se chamar Tratado de Tordesilhas. Por este novo tratado, os limites passaram de 100 léguas para 370 léguas a oeste de Cabo Verde. Desta forma, os portugueses já seriam os donos de boa parte do território do Brasil, mesmo que estas terras fossem descobertas pelos espanhóis. No mapa a seguir você vê a partilha estabelecida pelo tratado.

tratado-tordesillas-1494 (1)
Mapa indicando o limite da Bula Inter Coetera e do Tratado de Tordesilhas.
O Tratado de Tordesilhas
O Tratado de Tordesilhas.

E depois?

Apesar dos limites estabelecidos pelo tratado, após a descoberta do Brasil, os portugueses não respeitaram o tratado e foram, aos poucos, avançando pelas terras que seriam espanholas.

Como a Espanha tinha mais interesse pelas terras mais a oeste e ao norte do Brasil, não houve uma resistência muito intensa a esse avanço português. Foi assim que Portugal expandiu suas posses e o Brasil ganhou uma forma parecida com a atual.

Para complicar, as outras nações europeias, que entraram mais tarde na Expansão Marítima, passaram a organizar expedições marítimas para o Novo Mundo, ameaçando os domínios espanhol e português. Mas isso veremos mais tarde…

Entradas_e_Bandeiras1
Mapa das incursões portuguesas na América espanhola.

Curiosidade

Uma légua é uma unidade de medida antiga, que corresponde a aproximadamente 6,5 km.

Beijo do pai!

Advertisements

One comment

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s