Metamorfose

Oi filha

Agora vamos falar do processo da metarmofose, que acontece em alguns animais, em particular com os insetos. Vamos ilustrar nossa conversa com o caso do mosquito da dengue e o das borboletas.


O que é?

A metamorfose é um processo de transformação do corpo do animal e do seu modo de vida. sofrem metamorfose moluscos, anfíbios, algumas espécies de peixes e insetos.


Como acontece?

As fêmeas põem seus ovos em lugares que julgam seguros. Após a eclosão dos ovos, eles se transformarão em larvas. Na fase de larva, o animal se alimenta muito, podendo ficar como larva por dias, mesmo meses.

Após a fase larval, o animal passa à fase de pupa. Na fase de pupa, o animal fica em repouso e para de se alimentar. Como pupa ele pode ficar de dias a meses, dependendo da espécie.

Em seguida a fase de pupa, o animal se transforma mais uma vez, para a sua forma adulta.


Mosquito da dengue

As larvas do mosquito da dengue submersas na água e se alimentam de matéria orgânica. Podem ficar assim por dias ou semanas, dependendo da oferta de alimento e da temperatura. Quanto mais quente, mais rápido se desenvolverá.

Da fase de pupa o mosquito da dengue evolui para a fase final de sua metamorfose e se torna um mosquito. No caso do mosquito da dengue essa transformação de pupa para a forma final acontece em dois ou três dias.

Depois de sair da fase de pupa, o mosquito da dengue fica flutuando na água até que seu exoesqueleto endureça.


Borboletas

Com as borboletas, a vida como lagarta (larva) pode durar meses. As lagartas se alimentam de plantas, comendo durante todo o dia e mesmo durante a noite. Uma vez alimentadas e crescidas, elas passam à fase de pupa.

Na fase de pupa, a borboleta é chamada de crisálida. O animal fica num casulo, parecendo uma folha enrolada. Nesse estágio, a borboleta pode ficar de dias a meses, dependendo da espécie.

As borboletas, saem da fase de pupa rompendo o casulo. O animal está então na sua fase adulta, o imago. É preciso que a borboleta espere algumas horas até suas asas endurecerem.

metamorfose
Metamorfose de uma borboleta.

Beijo do pai!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s