Astecas

Oi filha,

Agora vamos falar de mais um dos povos que habitava a América, quando da chegada dos espanhóis: os astecas, que possuíam uma civilização e uma cultara bastante avançadas.


Chegada dos europeus

Quando os espanhóis chegaram à região onde hoje se existe o México, o Império Asteca estava no seu apogeu. Havia diversas cidades, controladas a partir de governo centralizado. A capital do império se chamava Tenochtitlán e tinha cerca de 300 mil habitantes. Para que você tenha uma ideia, a área de Tenochtitlán era maior que a cidade de Sevilha, então a maior cidade europeia.

O Império Asteca tinha cerca de 12 milhões de habitantes, se estendenod por 300 mil Km².

mayamap2
Mapa da América Central, com o Império Asteca (em laranja) e com o Império Maia (em verde).

Sociedade

O Império Asteca se expandiu por meio de conquistas militares, os prisioneiros nessas guerras de conquista eram escravizados. Além disso, em ocasiões solenes eram sacrificados em rituais religiosos.

O imperador asteca, conhecido como Tlacatecuhtli, era escolhido por um conselho de sacerdotes, que escolhiam os imperadores, geralmente, de uma mesma família. Ao imperador cabia o controle religioso, militar e político.

Dado o papel central da religião na sociedade asteca, o Império Asteca é considerado um Estado teocrático, centralizado na figura do imperador.

Abaixo do Imperador havia sacerdotes e nobres, que exerciam as funções de chefes militares e funcionários do Estado. Em seguida vinham os comerciantes, os artesãos e os camponeses. Esta última camada da sociedade era obrigada a trabalhar em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides), quando convocada pelo imperador.

Assim, a sociedade asteca era hierarquizada e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).

sociedad-azteca
Pirâmide social asteca (em Espanhol).

Religião

A concepção religiosa dos astecas justificava o domínio da nobreza sobre os demais grupos sociais, afirmando que as classes exploradas eram violentas e incapazes de se autogovernar. Porém, se a nobreza fosse incapaz de exercer os seus desígnios, os deuses poderiam apoiar os explorados contra eles.

A religião era politeísta, com o culto de deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada.


Cultura asteca

Os astecas desenvolveram complexas arquiteturas e sofisticadas urbanizações, possuindo profundo conhecimento matemático.

A cidade de Tenochtitlán é hoje Cidade do México e foi construída sobre ilhotas no lago Texcoco. Os astecas viviam organizados em uma estrutura política formada por 38 províncias.

O artesanato a era riquíssimo, com a confecção de tecidos, produção de objetos de ouro e prata e pinturas. Possuíam uma escrita baseada em desenhos e símbolos.

161620_gold
Artesanato asteca em ouro.
5dae5c1e5ef44cf5e020b75e80fb5e44
Brincos astecas em ouro.

Desenvolveram ainda muitos conceitos matemáticos e astronômicos.

Na arquitetura asteca houve enormes pirâmides, empregadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos.

pyramidelcastillo
Pirâmide asteca, em Chichen Itza.

Calendário

É provável que os astecas tenham absorvido conhecimentos dos maias, outro povo que habitava a mesma região. O calendário asteca era o mesmo desenvolvido pelos maias, muito mais preciso que os calendários europeus de então.

O calendário asteca era repleto de significados religiosos, havendo uma convicção de que a cada 52 anos haveria a possibilidade do Sol deixar de nascer, com o consequente fim do mundo.

Por uma infeliz coincidência, quando conquistador Hernán Cortez chegou à região, era um desses anos apocalípticos, além disso, os espanhóis chegarem também com cavalos – animais desconhecidos pelos astecas. Esse conjunto de fatores fortaleceu a crença de que os europeus eram enviados dos deuses.

aztec-gold1
Calendário asteca feito em ouro.

Economia

A economia asteca era baseava na produção agrícola irrigada, havendo engenhosos sistemas de irrigação capazes de viabilizar a produção agrícola em terra área árida.

As terras eram trabalhadas por camponeses que trabalhavam num sistema de servidão coletiva, em que deveriam pagar impostos ao governo central.

Os astecas tinham avançadad técnicas agrícolas, com obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau eram usadas como moedas.


Na linha do “mantendo o Papai feliz”

Apesar do mundo inteiro fazer muita confusão entre astecas, incas e maias, minha filha amada e querida, não fará. Tenho certeza disso.

O mapa a seguir ajudará a ver que, além de serem culturas diferentes, estes povos eram de regiões diferentes.

24660848_70225_55782201_7571

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s