Conquista e colonização da América

Oi filha,

Agora vamos falar sobre a conquista e colonização da América, um empreendimento gigantesco, que mudou enormemente os rumos da civilização ocidental.


Origens

A conquista e colonização da América estão inseridas na expansão marítima e comercial europeia, no final do século XV. Ao longo desse processo, houve a perda de milhões de vidas, com o extermínio completo de diversas civilizações indígenas.

A conquista do Novo Mundo representava um eldorado para os europeus ávidos por riquezas e por metais preciosos.

Já para os nativos, representou a perda da independêcia e das próprias culturas, com a dominação pela força por parte das nações europeias, especialmente pela Espanha.

A colonização do continente americano pelos espanhóis começou em 1493, quando Cristóvão Colombo fundou a colônia de Natividade, na ilha de Hispaniola (atualmente conhecida como Santo Domingo).

map_of_hispaniola
Antigo mapa da ilha de Hispaniola.

A partir desse marco inicial, iniciou-se aquilo que seria um dos maiores impérios do mundo: o Império Espanhol na América.


Expansão

Após um início da colonização amistoso, a relação entre espanhóis e as populações locais se deteriorou. Os objetivos coloniais estabelecidos pela Espanha, que visavam a busca por riquezas e a conversão dos índios ao cristianismo terminaram por motivar o conflito dos nativos com os espanhóis.

O objetivo religioso, de conversão dos nativos, era constantemente usado como pretexto para mascarar a busca de riquezas. E em nome da conversão religiosa, diversas atrocidades foram cometidas contra os povos locais.

Dessa forma, o choque entre os espanhóis e os nativos se tornou inevitável e a hostilidade se manifestava por meio de guerras, suicídios em massa, movimentos de resistência religiosa etc.

O fato é populações inteiras foram dizimadas, por exemplo, praticamente toda a população nativa da ilha de Hispaniola pereceu pela guerra, pelas doenças, pelos maus tratos etc.


Violência contra os nativos

Na verdade, os espanhóis a adotaram um comportamento bárbaro e cruel com os nativos muito em virtude do momento histórico vivido pela Espanha de então.

Colombo chegou à América no mesmo ano em que os mouros haviam sido expulsos da Espanha, num período de transição política, com a unificação dos reinos de Aragão e Castela.

Além disso, a realidade econômica da Europa era guiada pelos conceitos mercantilistas, com predominância do princípio do metalismo e da necessidade de uma balança comercial favorável.

Tudo isso deu origem ao modelo econômico e à configuração político-administrativa da Espanha em relação ao seu Império Colonial.

Tão logo foram descobertas as minas de metais precisos no Peru e no México, a coroa espanhola iniciou a exploração, empregando mão de obra indígena. Em pouco tempo, foi estabelecido um complexo sistema de exploração econômica, baseado na servidão e na escravidão dos povos locais.

Foi dito uma vez que a história da conquista e colonização da América, foi uma obra escrita com sangue. Seguidamente, os espanhóis agiram como verdadeiros tiranos, cegos pela cobiça e pela avareza, não medindo esforços para alcançar os seus objetivos coloniais.


Exemplo: conquista do Império Asteca

A vitória do conquistador Hernán Cortés sobre as forças do Império Asteca, então controlado por Montezuma, foi um capítulo marcante da guerra de conquista. Mesmo com inegável inferioridade numérica, Cortés foi capaz de impor seu domínio contra a numerosa população indígena.

hernan-cortes
Hernán Cortés.

Esse feito foi viabilizado, em primeiro lugar, pela superioridade bélica dos europeus, que contavam com potentes armas de fogo e com homens montados em cavalos. Além disso, o contato com os europeus permitiu a ocorrência de epidemias violentas e letais entre os nativos.

Cortés também explorou as rivalidades entre as tribos locais, com os nativos desgastados por conflitos, a dominação hispânica era facilitada.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s