Características dos Anfíbios

Oi filha,

Agora vamos conversar sobre os anfíbios.

Esses animais recebem esse nome pois a maioria de suas espécies passam uma fase da vida na água e outra fase na terra (anfo = duas; bio = vida). Existem cerca de seis mil espécies de anfíbios conhecidas.


Características

São animais vertebrados que possuem o corpo sem escamas, apresentando, em sua maioria, pele lisa, fina e úmida. A temperatura de seu corpo varia conforme a temperatura do ambiente em que está (ectotérmico).

Os anfíbios geralmente vivem em ambientes úmidos, próximos a rios, lagos e represas. Algumas espécies podem habitar o interior das matas.

São divididos em três ordens:

  • Anuros: possuem quatro patas e não possuem cauda, além de passarem pelo processo da metamorfose bastante acentuada. Exemplos: sapos, rãs e pererecas;
4fa99e02865be23792000bfbsapo-pulo1
Perereca.
  • Apodas: não possuem patas e o corpo é alongado. De corpo liso e sem escamas, não devem ser confundidas com as serpentes. Exemplos: cobras-cegas e cecílias:
caecilians3
Cobra-cega.
  • Caudados: possuem cauda, corpo alongado e quatro patas. Como não possuem nem escamas e nem unhas, não devem ser confundidas com as lagartixas. Exemplo: salamandras.
spottedsalamander
Salamandra.

A característica comum a animais é a pele permeável e úmida, sem pêlos ou escamas externas. A pele, além de ser o principal local de troca de gases respiratórios (respiração cutânea), possui glândulas que são úteis à reprodução e à proteção, além de manterem a pele úmida.

Água e gases podem atravessar a pele dos anfíbios de forma facilitada. Além disso, ela permite o transporte de sódio e eliminação da uréia.


Alimentação

Todos os anfíbios são carnívoros e é o tamanho da cabeça que determina o tamanho da presa. Assim, os anfíbios se alimentam de pequenos animais, como moscas, aranhas, minhocas, outros anfíbios ou pequenos mamíferos.


Reprodução

Há enorme variedade nos modos de reprodução e nos cuidados parentais entre os anfíbios.

A maioria deles põe ovos, depositados no solo ou na água, que dão origem a indivíduos que podem ter desenvolvimento direto ou indireto. Os que passam por desenvolvimento indireto, durante o estágio de larva aquática, são chamados de girinos.

frog-spawn-288938_640
Ovos de sapo, na água.

Ovos também podem ser carregados no dorso dos anfíbios, em bolsas e mesmo no estômago.

ovo-anfibio
O anuro da espécie Hemiphractus fasciatus carrega seus ovos nas costas.

Uma característica peculiar dos anuros é o canto de anúncio, durante os rituais pré-nupciais: o popular coachar dos sapos!


Metamorfose

Vimos que a maioria dos anfíbios nasce a partir de ovos, sem casca, que são lançados em locais úmidos, em folhas ou na água.

Os anuros, que em geral lançam seus ovos na água, sofrem desenvolvimento indireto, passando por uma metamorfose.

Após a eclosão dos ovos, os animais nascidos possuem corpo bem diferente daquele dos anfíbios adultos. Ao saírem dos ovos, os anuros não têm patas e possuem cauda. Nessa fase larval de sua vida, são chamados de girinos.

kaulquappen_gorinsee_04
Girinos nadando.

Os girinos possuem brânquias e são capazes de nadar, da mesma forma que os peixes. Alguns dias depois do nascimento, inicia-se o desenvolvimento do pulmão e de suas patas. Simultaneamente, a cauda e as brânquias vão desaparecendo. São essas as mudanças que caracterizam metamorfose dos anuros.

50685-004-b543e649
Esquema da metamorfose dos anuros (em Inglês).

Ao final da metamorfose, sapos, rãs e pererecas podem viver fora da água, respirando pelos pulmões e pela pele.

Nas outras ordens, caudados e apodas, a metamorfose é menos perceptível. Em algumas salamandras, não ocorre metamorfose.

anfibio3
Ciclo de vida dos anuros.

Exercícios

Pratique seus conhecimentos fazendo alguns exercícios sobre anfíbios.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s