Divisão celular

Oi filha querida,

O corpo humano tem grande parte de suas células substituídas várias durante a vida. Pode-se dizer que o corpo é continuamente reconstruído durante a vida.

Alerto que, do ponto de vista acadêmico, o tema da divisão celular se repetirá continuamente, até o fim do ensino médio.


Morte das células

A cada hora, estima-se que, num corpo humano, um milhão de células humanas morram. Num organismo saudável, as  células morta são imediatamente substituídas por outras, que são formadas a partir das células remanescentes.


Quando dividir significa duplicar

A produção de novas células se dá por meio da chamada divisão celular. Na divisão celular, uma célula se reproduz e origina células-filhas . Observe que, neste caso, dividir significa duplicar, pois as novas células crescem e se tornam idênticas à célula original.

É com a divisão celular que os organismos unicelulares se reproduzem. E é na divisão celular que os organismos multicelulares crescem e repõem as células perdidas.

Neste exato instantes, em seu corpo, centenas de milhares de células estão se reproduzindo, isto é:

  • Células de epiderme se multiplicam para repor continuamente as que morrem (cujos restos formam a camada córnea da pele);
1
Esquema da epiderme humana, observe a camada córnea.
  • Unhas e cabelos crescem graças à formação de novas células em suas bases;
  • Na medula de certos ossos, células se multiplicam para originar hemácias e leucócitos do sangue.

No organismo humano adulto, há células que se dividem continuamente, como as da epiderme e as da medula óssea, e outras que nunca se dividem, como a maioria das células nervosas e musculares.

Algumas células, que normalmente não se dividem, podem readquirir a capacidade de divisão se necessário, como as células da pele denominadas fibroblastos que voltam a se dividir quando ocorre um ferimento, promovendo sua cicatrização.


Curiosidade

Cada ser humano vivo já foi uma única célula, a partir da qual surgiram, por meio de divisões celulares sucessivas, os trilhões de células que formam o corpo.

32
Ciclo completo da divisão celular.

 

Beijo do pai!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s