Diferenças entre capitalismo e socialismo

Oi filha querida,

Vamos falar, muito brevemente, sobre as diferenças entre capitalismo e socialismo.

O capitalismo e o socialismo são dois sistemas políticos e econômicos que surgiram a partir do século XIX. O capitalismo e o socialismo correspondem a duas visões de mundo muito diferentes, que resultam em dois modelos muito distintos de sistemas político-econômicos.


Capitalismo

Na visão de mundo do capitalismo, o interesse individual, que busca o benefício próprio, termina por gerar mais riqueza para a sociedade em geral, beneficiando a todos. Numa definição um tanto antiquada, o capitalismo pode ser definido como o sistema que tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.


Socialismo

Já o socialismo é definido como o sistema que parte da socialização dos meios de produção, na busca do bem comum a todos, extinguindo ainda sociedade de classes. Observe, por favor, que esta definição também é um tanto antiquada.


Capitalismo versus socialismo

Segue uma tabela que esquematiza as principais características do capitalismo versus as do socialismo. Você ganha, inteiramente grátis, uma coluna com simpáticas observações do Marcelão que, apesar de não serem parte da matéria, compõem

CAPITALISMO SOCIALISMO Observação do Marcelão
Os meios de produção são controlados pela iniciativa privada. Controle dos meios de produção por parte do Estado. Imagine todas as empresas funcionando como estatais…
Existe o livre mercado, que é pautado pela concorrência e pela competição. O mercado é controlado pelo Estado, havendo o monopólio estatal. Você já viu algum monopólio bom? A Petrobras tem o monopólio…
Liberdade econômica (livre concorrência) com pouca intervenção do governo na economia. Falta de liberdade econômica com grande intervenção do governo na economia. Lembra da Presidanta Dilma forçando para baixo o preço da energia elétrica? Vamos agora pagar mais caro por cinco anos…
Os investimentos para desenvolvimento do setor produtivo são realizados por capitais privados. É o Estado que direciona e realiza os investimentos no setor produtivo. Lembra da Copa? Das Olimpíadas? Quem decidiu e realizou tudo foi o Estado…
Há uma sociedade de classes, em que uma elite é dona dos meios de produção, enquanto a classe dos trabalhadores provê o trabalho. Não há classes, já que todos os meios de produção são de propriedade do Estado. Aqui está a maior discrepância com a realidade, pois essa definição clássica não consegue explicar a classe média. A inexistência de classes sociais no socialismo é outra balela…

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s