Modelos de colonização na América

Oi filha querida,

Vamos falar agora dos modelos de colonização empregados na América e de suas consequências para os diversos países da região.

Com a descoberta da América por parte dos europeus, diversos países do velho continente direcionaram seus interesses para a nova terra.

O continente americano foi colonizado, principalmente, por portugueses, ingleses, espanhóis, franceses e holandeses. E os processo de colonização foram distintos entre os países do continente.


Colonização da América Anglo-Saxônica

A região da América Anglo-Saxônica teve uma colonização de povoamento. Isto é, o interesse da metrópole era povoar e desenvolver o lugar.

O objetivo desse tipo de colonização não era a exploração de riquezas com a finalidade de envio à metrópole. Na verdade, a colônia devia ser explorada de modo a abastecer os próprios habitantes. Deste modo, as riquezas produzidas permaneciam na colônia, permitindo o desenvolvimento de mercados locais, inclusive com manufatura.

As principais características da colonização de povoamento são:

  • Ideal de acumulação vinculado à valorização do trabalho, à poupança e à capitalização.
  • Investimento na própria colônia dos lucros gerados pela produção local, convergindo para a metrópole apenas os tributos.
  • A produção colonial atendia à satisfação das necessidades internas e se organizava em pequenas propriedades, com grande utilização do trabalho livre e familiar.
  • Criação de um mercado interno.
  • Valorização da educação, da instrução e da mulher.
  • Consciência da autonomia e desenvolvimento precoce do ideal de emancipação.
As Treze colônias na América do norte
As treze colônias originais na América do Norte (em espanhol).

Colonização da América Latina

A América Latina teve uma colonização de exploração. Isto é, essas colônias apenas forneciam riquezas naturais (madeira, ouro, prata etc) ou cultivavam produtos tropicais (cana-de-açúcar, café, borracha etc). Essa intensa dependência das metrópoles resultou em mercados internos pouco desenvolvidos, sem manufaturas locais, com transferência de riqueza para as potências coloniais.

As principais características da colonização de exploração são:

  • Ocupação espontânea e temporária, por grupos de indivíduos onde o ideal de fixação foi suplantado pelo ideal de exploração econômica, de forma imediata e sem grandes investimentos.
  • Ideal de enriquecimento rápido na colônia com gastos na Europa (“fazer a América”), vinculado à mentalidade transoceânica, em que, em geral, as famílias ficavam na metrópole.
  • Exportação para a metrópole da totalidade dos lucros obtidos com a produção colonial.
  • Produção em grande escala para o mercado externo, atendendo aos interesses metropolitanos, baseada na grande propriedade e no trabalho escravo.
  • Economia extrovertida e dependente, impedindo a formação de um mercado interno.
  • Desvalorização do trabalho manual, da educação, da instrução e da mulher.
  • Desenvolvimento tardio do ideal de emancipação.

aespa


Consequências dos modelos de colonização

O modelo de colonização da América Anglo-Saxônica permitiu o desenvolmento de mercados, manufatura e populações locais, melhor preparando esta região para o desenvolvimento associado à Revolução Industrial.

Já o modelo de colonização da América Latina, além de exaurir as riquezas locais, impediu o desenvolvimento de mercado e de manufaturas próprias, sendo ainda extremamente dependente de produtos manufaturados externos e de mão de obra escrava.

É evidente que os modelos de colonização foram fatores determinantes para o desenvolvimento ou subdesenvolvimento dos países americanos. Pode-se afirmar que a forma de ocupação está na raiz das condições atuais dos países do continente.

Beijo do pai!

Deixe um comentário