Bandeirantes

Oi filha querida,

Agora vamos falar de um grupo de pessoas que foi determinante na expansão das fronteiras do Brasil, permitindo que o país tenha sua forma atual. Essas pessoas foram os bandeirantes, cujo papel foi essencial para o Barsil Colônia.


Quem foram

Bandeirantes é nome pelo qual são conhecidos os sertanistas que viveram no Brasil Colônia. Os bandeirantes penetravam os sertões do Brasil em busca dos minérios mais buscados na América Espanhola do século XVI: o ouro e a prata.

O objetivo principal dos bandeirantes acumular essas riquezas minerais para venda futura. Sua ação, entretanto, teve o efeito colateral de ampliar as fronteiras da América Portuguesa e de promover o extermínio de quilombos e a escravidão de indígenas.


Origens

Até 1570, os portugueses se limitavam a explorar as riquezas litorâneas da Nova Terra, por meio da extração de pau-brasil e do plantio da cana-de-açúcar. No entanto, sabia-se que, no interior do Brasil, em meio às densas matas, diversas riquezas poderiam ser encontradas.

As dificuldade de explorar o interior terminaram por manter os portugueses mais concentrados no litoral, fato que se pode ser observado ainda hoje, já que as cidades mais antigas do Brasil são quase todas litorâneas.

Os espanhóis encontraram ouro e prata em abundância, logo no início de sua exploração da América. Por outro lado, os portugueses encontraram metais em pequena proporção e a exploração se limitou ao pau-brasil. Mas a fartura de riquezas minerais da América Espanhola sempre motivou os portugueses a buscar por tais riquezas no interior do Brasil

Já a Coroa portuguesa sempre se preocupou em manter o domínio sobre o território brasileiro por meio do patrocínio de expedições de exploração da Nova Terra.

Assim, existiram três tipos de expedições ao interior do território brasileiro:

  • Bandeiras: expedições particulares de exploração do território;
  • Entradas: expedições patrocinadas pelo governo português para exploração do território e apresamento de indígenas;
  • Monções: expedições fluviais para exploração do território.

Ação dos bandeirantes

Inicialmente, os bandeirantes não encontraram metais preciosos, assim passaram a escravizar indígenas. Nesse processo, invadiram as missões jesuíticas, já que eram locais onde se concentravam muito índios aculturados e, portanto, mais aptos para o trabalho escravo do que os indígenas selvagens.

A caça ao índio ocupou a atenção dos bandeirantes até meados do século XVII, mas desde o início da colonização se tentou descobrir metais preciosos no sertão brasileiro.

entradas-e-bandeiras
Rotas seguidas por algumas bandeiras rumo ao interior do Brasil.

Características dos bandeirantes

Os bandeirantes tinham as seguintes características principais:

  • Eram quase todos mamelucos (mestiços entre brancos e índios) e originários de São Paulo;
  • Eram herdeiros diretos dos conhecimentos indígenas e muito adaptados às condições naturais;
  • Viviam em péssimas condições;
  • Levavam consigo couraça de couro cru, acolchoado de algodão, arcabuzes, mosquetes e machados;
  • Os chefes utilizavam botas e chapéus como características, os demais andavam descalços ou de sandálias;
  • Obtinham seus alimentos nas matas brasileiras;
  • Seguiam seus caminhos acompanhando os rios ou mesmo abrindo caminhos nas selvas;

Na produção artística nacionalista do século XIX e início do XX, os bandeirantes foram representados como heróis de traço europeu, desbravadores de uma terra hostil, homens de grande coragem, bem armados, bem vestidos, calçando botas…

Porém, os bandeirantes marchavam quase sempre descalços, tinham origem portuguesa ou mestiça e não eram heróis civilizadores. Vale observar que os paulistas, que compunham a maior parte dos bandeirantes, possuíam uma sociedade rústica, com menor distinção entre brancos e mestiços, sendo muito influenciada pela cultura indígena.


Violência dos bandeirantes

Segundo relato de um jesuíta, os bandeirantes cercavam a aldeia e persuadiam seus habitantes, pela força ou por meio de ameaças, a acompanhá-los até São Paulo. As aldeias que resistiam eram destruídas.

Ao longo da caminhada para São Paulo,mais horrores podiam acontecer, como eliminação dos enfermos, velhos, aleijados e crianças que impedissem os pais ou parentes de seguirem a viagem com a pressa necessária. Segundo um jesuíta, os bandeirantes se comportavam “com tanta crueldade que não me parecem ser cristãos, matando as crianças e os velhos que não conseguem caminhar, dando-os de comer a seus cachorros.”


Consequências

Os bandeirantes foram os responsáveis pela expansão da fronteira do Brasil para além dos limites do Tratado de Tordesilhas e foram pioneiros na conquista do interior do território do que é hoje o Estado de São Paulo.

Apesar da marcante violência dos bandeirantes, suas conquistas foram expressivas, sendo creditados a eles a restauração econômica da colônia por meio da descoberta destes minérios preciosos em diversos pontos da América Portuguesa.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s