Mudanças físicas e comportamentais da puberdade e da adolescência

Oi filha querida,

Vamos agora começar a preparação para a prova de Ciências, em que vai cair alguns temas sobre reprodução humana. Vamos falar neste post sobre a puberdade e adolescência. Mas antes de detalharmos esse tema, precisamos fazer algumas definições.


O que é adolescência?

É uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, que ocorre entre a infância e a fase adulta.

O período da adolescência é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais.

Não há um tempo exato para início ou término da adolescência, pois ela varia de pessoa para pessoa, porém, para a maioria, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade.


Puberdade

Com cerca de onze ou doze anos, as crianças entram na puberdade. Trata-se de uma fase em que ocorrem várias transformações corporais nos seres humanos. Essas transformações acontecem em virtude dos hormônios existentes em nosso corpo. A puberdade caracteriza a passagem da infância para a adolescência.

Observe que essas mudanças não se dão na mesma idade para todas as crianças, variando de indivíduo para indivíduo, de acordo com os estímulos que recebe do seu próprio amadurecimento. É interessante notar que, por vezes, essas transformações não são bem aceitas ou incomodam um pouco os jovens, os deixando mais tímidos.

Nas meninas surgem os pêlos no corpo, há o crescimento dos seios, também o alargamento dos quadris. Ocorrem os cravos e as espinhas, e acontece a menarca, a primeira menstruação.

Já nos meninos, também nascem os pêlos pelo corpo, o timbre da voz fica mais grosso (e por vezes desafina) e surge o pomo de adão. Ocorre o chamado estirão: o crescimento mais acelerado do corpo, com aumento da massa muscular. Surgem também os cravos e as espinhas pelo rosto e ocorre a primeira ejaculação.

Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade, mas não se trata do mesmo! A puberdade é a fase inicial da adolescência: entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos.


O que há, de fato, na puberdade?

É um período de mutação, que caracteriza o início da preparação do corpo humano para a fecundação. O corpo está começando o longo processo de preparação para as futuras atividades sexuais.

É evidente que o início da preparação não significa que a atividade sexual deva se iniciar nessa fase, já que os jovens ainda não possuem estruturas físicas, nem emocionais para se tornarem pais. As mudanças da puberdade, entretanto, são fundamentais na preparação do corpo e da mente, até que a reprodução possa acontecer, dentro de alguns anos, sem prejudicar o jovem, nem seu corpo.

Ao final da puberdade, os jovens se tornam mais centrados, mais envolvidos no mundo dos adultos e ficam mais interessados e participativos em atividades que antes não tinham tanto interesse.

A puberdade é a ponte para o mundo dos adultos, em muda sua percepção do mundo que o cerca. O seu pensamento se modifica, tornando o jovem mais amadurecido.


Hormônios

Durante a puberdade e a adolescência ocorrem muitas mudanças hormonais no corpo. Além das permitir o aparecimento de acnes, estes hormônios influenciam no comportamento dos adolescentes.

Assim, os adolescentes podem apresentar variações de humor e de comportamento muito e rapidamente. Agressividade, tristeza, felicidade, agitação, preguiça são comuns entre muitos adolescentes neste período.

É uma fase que pode ser difícil para os adolescentes, sendo importante uma boa comunicação e compreensão por parte de pais, professores e outros adultos.


Socialização

É mais uma marca comum à maioria dos adolescentes: a necessidade de fazer parte de e ser aceito por um grupo. As amizades são importantes e dão aos adolescentes a sensação de pertencimento a um grupo de interesses comuns.


Em resumo

Na puberdade ocorrem mudanças físicas profundas, acompanhadas de alterações de humor, instabilidade emocional, questionamentos e conflitos.

Surgem as principais alterações corporais:

Meninas

  • Princípio do ciclo menstrual (menarca, a primeira menstruação);
  • Alargamento da bacia, podendo desenvolver depósito de gordura nas nádegas, nos quadris e nas coxas;
  • Surgimento de pelos nas regiões axilares (axila) e inguinais (pubianos);
  • Desenvolvimento das mamas.

Meninos

  • Surgimento de pelos nas regiões axilares (axila), inguinais (pubianos) e torácicos (peito), faciais (barba);
  • Aumento em volume dos testículos e tamanho do pênis;
  • Oscilação da entonação da voz;
  • Alargamento dos ombros;
  • Desenvolvimento da massa muscular e aumento de peso e estatura;
  • Início da produção de espermatozoides.

A imagem a seguir ilustra essas transformações:

gráfico-puberdade
Transformações da puberdade.

Beijo do pai!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s